A festa ao final do desfile de Jean Paul Gaultier - Foto: Getty Images
A festa ao final do desfile de Jean Paul Gaultier – Foto: Getty Images

Por Luigi Torre

Pouco antes da semana de moda de Paris começar, Jean Paul Gaultier anunciou que iria descontinuar sua linha de prêt-à-porter, para concentrar atenções e recursos na alta-costura e perfumes. Seu desfile nesta atual temporada, então, seria seu último – e automaticamente o convite se tornou o mais concorrido.

Izabel Goulart na passarela do estilista - Foto: Getty Images
Izabel Goulart na passarela do estilista – Foto: Getty Images

O fato marca um fim de uma era – de alta criatividade, subversões e quebra de conveções sem amarras comerciais -, não só para o estilista, mas para a moda como um todo. Em carta aberta ao WWD o estilista justificou: “Restrições comerciais, bem como o ritmo frenético das coleções, não deixa nenhuma liberdade, nem o tempo necessário para encontrar novas ideias e inovar.”

O fato não é exatamente uma novidade. Desde que os incidentes com John Galliano (Dior), Christophe Decarin (Balmain) e Alexander McQueen, se discute o assunto. Mas esta é a primeira vez que um estilista tomou voz ativa a respeito.

Coreografia no começo do desfile - Foto: Getty Images
Coreografia no começo do desfile – Foto: Getty Images

Como uma espécie de reconhecimento, suporte e homenagem, personalidades e alguns dos principais players de indústria lotaram a plateia do famoso cinema Le Grand Rex, na noite deste sábado (27.09). Alber Elbaz, Rick Owens, Jeremy Scott, Alexander Wang, Anthony Vaccarello são apenas alguns dos estilistas lá presentes.

Rossy de Palma tira a roupa no palco de JPG - Foto: Getty Images
Rossy de Palma tira a roupa no palco de JPG – Foto: Getty Images

A passarela aqui virou palco. O desfile, um show, tipo concurso de Miss. Nas diversas categorias alguns dos ícones de Gaultier. Miss Mariniere lembra as famosas referências navy, Miss Smoking recupera a alfaiataria precisa, sexy e essencialmente francesa, Miss Chateuse, com trajes de luta-livre, e Miss Mulher de Jogador de Futebol, falam da conexão e paixão pela cultura de rua.

E Coco Rocha, a vencedora do concurso de Miss - Foto: Getty Images
E Coco Rocha, a vencedora do concurso de Miss – Foto: Getty Images

Personalidades e profissionais importantes na carreira do estilista também entram em cena: Miss Redatrice de Mode, colocou algumas das principais modelos do momento como as mais famosas editoras de moda, enquanto Miss Vintage, trouxe de volta aquelas que marcam suas coleções nos anos 1990. E a vencedora? Miss Jean Paul Gaultier, personificada por aquela que é, talvez, sua mais nova musa: Coco Rocha.

Clique em nossa galeria para ver looks selecionados da passarela do estilista, em desfile realizado na temporada de verão 2015 de Paris:

Veja mais:
Front row estrelada na despedida de Jean Paul Gaultier