Para muitas pessoas, um desfile é um evento exclusivo, criado apenas para um grupo de fashionistas que sentam na primeira fila e selecionam peças para estampar os editorias de suas revistas, que provavelmente nunca poderão comprar. Mas na verdade o buraco é bem mais embaixo e uma nova exposição no Fashion and Textile Museum  de Londres coloca todo o processo da passarela à capa, sob o microscópio.

Mais de 100 imagens, junto com roupas de marcas como Prada, Lanvin, Vivienne Westwood e outras, dão acesso exclusivo aos diferentes elementos de um desfile – a primeira fila, o backstage, as modelos, os editores e a moda de rua. Reunidas em um lugar só, as imagens revelam a criatividade e o caos que circula dentro deste cenário de glamour tão aparente, para quem vê de fora.

Com curadoria da fotógrafa de moda Kirstin Sinclair, a exposição Catwalk to cover: A Front Row Seat reúne imagens de Chris Moore, um dos mais conhecidos fotógrafos de passarela no Reino Unido; Matt Lever, que há tempos registra a correria dos backstages; e Philip Meech, responsável por campanhas da Prada, Miu Miu, entre outras.

Espere um apanhado de imagens que vão dos momentos mais memoráveis de alguns desfiles da Chanel e Alexander McQueen, até os caóticos backstages e as celebridades que causam frisson nas primeiras filas.

A exposição fica em cartaz no  Fashion and Textile Museum  de Londres até o dia 25 de fevereiro de 2012. Imperdível para quem estiver na região.