Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Por Luigi Torre

A metáfora não podia ser melhor: romper os limites da cultivação meticulosa dos jardins, para abraçar a natureza selvagem. É assim que Raf Simons se apresenta menos preso aos arquivos da Dior e mais a vontade para imprimir seu próprio estilo e visão criativa sobre o que define esta histórica maison francesa no século 21. Sua ideia, aqui, é de uma mulher selvagem, mais liberal, dark e sexual. “Queria que a coleção falasse sobre natureza e feminilidade de um jeito diferente”, escreveu sobre o desfile.

Feminilidade, não custa lembrar, sempre foi um dos principais atributos e preocupações de Monsieur Dior. Natural – e pertinente –, então, as interpretações de Simons sobre o assunto. Uma noção de mulher sem amarras, sem vergonha, sem limites, forte e sedutora. Sinalizando sua libertação dos arquivos, o tailleur do New Look sai de cena. Dá lugar a uma alfaiataria mais masculinas, com blazers de abotoamento duplo alongados e calças cropped. Proporção nova, geométrica, mais straight to business, mas não menos feminina. Por debaixo deles, tricôs ganham leveza e formas sinuosas. O corte em viés, desenhando melhor o corpo da mulher, se faz quase onipresente, até quando estampas animais abstratas se transformam em recortes. Tudo arremato pelas botas já mais desejadas da temporada – ankle boots ou cruissades de vinil, com salto acrílico.

As referências à natureza são constante, ainda que nada literais. Algo sobre a simplicidade e objetividade no corte e no desenho, remete ao estado bruto e selvagem das roupas. Ao mesmo tempo, o aspecto tecnológico, os brilhos e overload sensorial despertado por alguns looks, sugerem um combinação perfeita entre animal e humano. Interpretação pessoal e respeitosa em relação à marca, de tema que vem correndo nas entrelinhas da estação. Junto com Proenza Schouler e Lanvin, a Dior agora também aborda a brutalidade e simplicidade primitiva e selvagem. E, como diz o ditado fashion, três é tendência.

Em nossa galeria você confere uma seleção dos looks desfilados pela grife nessa sexta-feira (06.03), na temporada de inverno 2015 da semana de moda de Paris.