
por Juliana Lopes
O MAIOR DOS DESAFIOS da moda brasileira hoje, fortalecer a nossa identidade, parece ser tarefa das novas marcas. Marcela B está nesse caminho. Criada e liderada por Marcela Basto Lima, as peças transpiram o mix de global e local ultranecessário nos dias de hoje. Como ter a alma brasileira, mais precisamente carioca, sem desconectar as antenas do que acontece no mundo? A resposta parece simples: “O que acontece fora do Brasil funciona para mim como informação. Eu analiso as propostas, vejo o que aparece como tendência global e o que existe de tecnologia nova. Mas, para criar, sigo meu olhar sobre a mulher carioca. Cada cidade tem suas peculiaridades,então a observação é fundamental”, conta Marcela em entrevista à Bazaar.
Para desenvolver sua expertise em sapatos, escolheu o lugar certo: Itália. Marcela morou em Milão, onde estudou no Istituto Marangoni.“Sempre achei muito bacana o foco de Milão para a moda. É realmente onde tudo acontece. Lá existe uma paixão muito grande pela estética e pelo design de forma geral. Os italianos gostam, valorizam, apreciam, entendem, além de terem uma identificação com o feito à mão, com o artesanal.” Não por acaso, trabalhou com Paula Cademartori (pág. 60), brasileira também formada em Milão, que conquistou os europeus com suas bolsas. Mas o DNA de Marcela gritou por sapatos,sua paixão.

Peça de moda das mais complicadas,os sapatos requerem etapas complexas em sua cadeia produtiva, dos fornecedores à montagem de cada parte.“Me encantei pelo caráter arquitetônico do desenvolvimento do produto. Além da estética, existe uma grande preocupação com o conforto e com a qualidade, com o caminhar.Os sapatos contam muito sobre quem somos.Mostram quem você é, dão pista sobre o comportamento”, filosofa. E a gente consegue imaginar a mulher carioca que veste Marcela B pelo próprio estilo de vida da designer: vai duas vezes por ano para fora do Brasil, mas valoriza a vida mais slow. Trabalha perto de onde mora, no Leblon. Gosta de andar a pé, é ligada em livros e revistas, tem olhar estético apurado. Ama o mar. Se inspira na descontração e na alegria do Rio de Janeiro. Mas, sempre que preciso, pega o avião para São Paulo, para dar um pulo em sua loja na Cônego Eugenio Leite, em Pinheiros.