Foto: Marcelo Soubhia/Ag. Fotosite

Nesta terça-feira (15.12), uma notícia deixou a turma da moda brasileira em polvorosa. Ronaldo Fraga não desfila na próxima edição do SPFW. Mas o que para muitos soou como um fim de sua carreira, não deve ser encarado dessa forma. Harper’s Bazaar Brasil conversou com Ronaldo por telefone para saber mais sobre essa história.

A saída de Ronaldo do calendário de desfiles, é, ao que parece, definitiva. Mas os fãs do estilistas podem sossegar: seu trabalho com moda está longe de ter acabado.

“Minha vontade era de tirar um ano sabático, mas não tenho condições”, contou o criador mineiro, que no momento finaliza seu livro Caderno roupas, memórias e croquis, com previsão de lançamento para a primeira semana de março de 2012.

Para lançar o livro, Ronaldo Fraga prepara uma exposição itinerante que deve percorrer as principais cidades do Brasil, ao longo do ano que vem. Além disso, a coleção de inverno 2012 acompanha o roteiro de lançamento, sendo comercializada por onde passar. “As pessoas terão moda para ler e livro para vestir”, brinca.

Já em relação à reação das pessoas com a noticia, Ronaldo conta que foi pego de surpresa com o burburinho. “Eu não imaginava que isso fosse acontecer, principalmente nas redes sociais. Tem gente até fazendo retrospectiva de despedida pra mim”, conta, rindo, afinal, o estilista segue em frente com sua marca, só que de uma forma nova.

“Nosso tempo pede novas funções. Quero exercitar a moda em outros formatos. Não posso perder o brilho nos olhos e do jeito que as coisas estavam, isso acabaria acontecendo”, desabafou Ronaldo, que já vinha sobrecarregado com a pressão de realizar dois desfiles por ano, além de lidar com todas as exigências do mercado de moda e o ritmo frenético que não só ele, mas muitos de nós vivemos hoje em dia.

Assim, o fato de Ronaldo Fraga pular a próxima edição da SPFW não deve ser encarado como o fim e sim como o começo de uma nova fase, mais tranquila, mas tão inspiradora quanto. Que bom. Enquanto os olhos de Ronaldo Fraga continuarem a brilhar, sabemos, ainda vamos nos emocionar muito com suas imagens (em roupas ou nos papéis!).

Avante!