Oito passos para cuidar das joias

Pedras preciosas demandam cuidados específicos

by redação bazaar
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As joias muitas vezes representam momentos e pessoas especiais, além de serem pequenos tesouros. As pedras preciosas são valiosas e demandam cuidados para não estragarem. Para entregar dicas e indicar o que fazer para um melhor cuidado, a designer de joias e especialista em pedras preciosas, Andrea Murad, ensina o que é mais indicado para cuidar das peças, mantendo a sua qualidade e brilho.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Anote as dicas:

1. Evitar tomar banho com a peça
A água quente, ou mesmo a fria quando corrente, pode danificar o banhado das peças, fazendo-o sair com facilidade.

2. Retirar as joias quando for nadar na piscina ou no mar
Além do cloro ou o sal marítimo poder corroer as pedras preciosas, a exposição longa à água pode também danificar também o banhado das peças.

3. Não colocar as peças em contato direto com cosméticos e/ou produtos no geral
Cremes hidratantes, sabonetes, cosméticos, maquiagem e bronzeadores, com químicos e outros ativos em suas composições, podem estragar ou alterar a qualidade das pedras preciosas, danificando a joia.

4. Peças com pérolas precisam ter cuidado redobrado
Este tipo de gema pode ser arranhada com facilidade e é importante guardá-las separadas de outras pedras. O ideal é conservá-la em estojos individuais. Sempre após o uso, uma dica é usar um pano limpo e bem macio para limpá-la, retirando alguma sujeira ou suor da peça.

5. Marcas de uso são comuns
Todas as peças, após certo tempo de uso, podem apresentar marcas naturais causadas por impacto e utilização da peça.

6. As joias devem ser guardadas sempre que possível
A sua preservação em locais como porta-joias é a aposta certa. Estes objetos possuem divisórias, que permite separar as peças em posições individuais, além de serem forrados com materiais que não vão danificá-las. Deve-se evitar ao máximo o contato entre as peças, evitando arranhões e machucados nas pedras.

7. Evite expor as peças ao excesso de calor
Temperaturas elevadas, como por exemplo secador de cabelo, podem provocar rachaduras nas superfícies e assim, prejudicam o seu brilho.

8. Na hora da limpeza, o mais correto é levar em algum especialista
Mas para uma limpeza mais rápida e caseira, quando for usar aquela peça especial que está guardada a tempos, pode utilizar um pano seco macio ou uma escova bem macia e úmida para dar uma limpadinha.

Leia mais:
Sophia Raia estreia como modelo e vai estudar fora do Brasil
Desvendamos a primeira coleção de alta joalheria da Gucci
Alianças e outras joias para compor o look da noiva