
A nova exposição “Forever Valentino” traz para o Qatar o legado fashion do estilista italiano (Créditos: Divulgação)
Uma lenda no universo da moda e da alta-costura, Valentino Garavani já vestiu os maiores nomes de jet-set internacional, incluindo Jackie Kennedy e Elizabeth Taylor. Agora, no ano em que o estilista completa 90 anos, a marca que fundou em 1959 leva para Doha, capital do Qatar, a maior exposição em sua história: Forever Valentino. Em cartaz a partir desta sexta-feira (28.10) até 1º de abril de 2023, a mostra é a primeira da maison no Oriente Médio e acontece no M7, espaço dedicado ao design e a inovação em Msheireb.

O espaço M7, dedicado ao design em Doha, no Qatar, recebe a exposição “Forever Valentino” até abril de 2023 (Créditos: Divulgação)
Dedicada aos códigos fashion icônicos criados pelo estilista, a exibição apresenta 200 vestidos de alta-costura e prêt-à-porter criados ao longo de seis décadas e recria, sob o sol do Qatar, as belezas de Roma, a “cidade eterna” e berço da Valentino. Aqui, capriccio é a palavra da vez: o movimento artístico do século 18, que mistura visões de arquitetura e fantasia, inspiram os interiores criados exclusivamente para a mostra.

Uma das salas da exibição “Valentino Forever”, com vestidos de alta-costura criados pela Valentino desde 1959 até hoje (Créditos: Divulgação)
Cada peça, montada em manequins de La Rosa (celebrada fabricante italiana), é combinada com acessórios e outros objetos para recontar a história da etiqueta que é uma das mais icônicas na moda. Visitantes poderão conferir visuais únicos criados para as mais diversas personalidades, desde Zendaya, Lady Gaga, Beyoncé até a Princesa Sheikha Moza bint Nasser, esposa do antigo Emir do Qatar e cliente de longa data da Valentino.

Uma das salas da exibição “Valentino Forever”, totalmente dedicada às icônicas criações vermelhas do estilista e da marca (Créditos: Divulgação)
Curada por Massimiliano Gioni, diretor artístico do New Museum em Nova York, e o crítico de moda Alexander Fury, “Forever Valentino” revive aos anos da dolce vita italiana, sem deixar de lado a assinatura moderna da marca, representada pelas criações de Pierpaolo Piccioli, seu atual diretor-criativo. Uma experiência imperdível para os viajantes fashionistas!