Rainha Elizabeth II fazendo carinho em um cavalo no Royal Ascot - Foto: Getty Images
Rainha Elizabeth II fazendo carinho em um cavalo no Royal Ascot – Foto: Getty Images

Nessa terça-feira (14.06) começou o Royal Ascot – a corrida mais tradicional de cavalos da Grã-Bretanha, que atrai muitos dos melhores cavalos de corrida e jóqueis do mundo para competir por prêmios que valem até £6.58 milhões (cerca de R$ 32,5 milhões) em dinheiro. O evento acontece até domingo (18.06) e costuma reunir não só muitos membros da realeza, mas também bilionários e amantes de cavalo do mundo todo.

A própria rainha Elizabeth II já viu muitas vezes seus próprios cavalos participarem das corridas. Esse ano, porém, foi mais que especial, pois a a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, fez seu début na corrida.

À esquerda o príncipe William e á direita de vestido branco midi, a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, com amigos nessa quarta-feira (15.06) nas corridas Royal Ascot - Foto: Getty Images
À esquerda o príncipe William e á direita de vestido branco midi, a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, com amigos nessa quarta-feira (15.06) nas corridas Royal Ascot – Foto: Getty Images

Realizado desde 1711, o happening também é conhecido por seu desfile de chapéus. Afinal, o dress code é bem específico: os homens devem usar fraque preto ou cinza combinado com colete e gravata, cartola preta ou cinza e sapatos pretos. Ah, e nada de lenço aparente. Eles estão autorizados a retirar as cartolas dentro de restaurantes, camarotes privados, clubes, terraços privados, varandas ou jardins. Nem pense em personalizar sua cartola com fitas – elas têm que ser clássicas.

Já o dress code feminino é bem mais complexo do que parece, afinal há inúmeros tipos de chapéus. Vestidos e saias devem ter comprimento discreto – ou seja na altura dos joelhos ou abaixo deles. Jaquetas e pashminas podem ser usados, mas o vestido ou top por baixo deve cumprir o código de vestimenta. Os chapéus são imprescindíveis – uma peça de cabeça que tenha uma base de 10 centímetros ou mais de diâmetro já é aceita.

 Além disso não é permitido tomara-que-caia, ombro a ombro, frente única, peças com alças finas, barriga de fora. A seguir, veja quais são as definições dos diferentes acessórios de cabeça

Chapéu
Possui abas de tamanhos variados, feito em diversos materiais, facilitando sua utilização. Há modelos mais refinados e para o dia a dia.

Casquete
Uma espécie de chapéu pequeno, quase sempre sem abas. Uma pequena cobertura para a cabeça que fica localizada na diagonal na maioria das vezes.

Fascinator
É um adorno de cabeça feito de plumas, pedrarias, penas. Sem forma ou função de chapéu.

Violette
É um véu ou um tipo de rede que cobre parte do rosto. Normalmente ele vem junto com um fascinator ou um casquete.