Cena de "Maria Antonieta", um dos filmes da mostra "Cinema de Moda"

Paralelamente a edição de inverno 2012 do São Paulo Fashion Week (SPFW), está acontecendo a 5ª edição do Circuito de Moda e Arte,  com uma série de eventos relacionados ao assunto e merecem atenção especial.

Idealizado por Danilo Blanco e Fernando Zelman da Galeria Central, o evento promove debates, exposições, filmes e palestras que abordam a moda, através da cultura, arquitetura e futebol.

Durante quase 10 dias, a Pinacoteca do Estado, Museu Lasar Segall, Aliança Francesa, Museu do Futebol, Reserva Cultural e Cinusp receberão a programação do evento, que você confere abaixo:

Aliança Francesa

A Galeria L´oeil – Aliança Francesa, localizada no Brooklin, irá receber o trabalho do artista francês Bruno Pellerin, referência na fotografia contemporânea,  na mostra Coulisses de La Mode com 30 imagens preto & branco que fazem referência à conexão entre moda, arquitetura, mobiliário e objeto. Saiba mais por aqui.

A Galeria Imago – Aliança Francesa, localizada na unidade dos Jardins, recebe a instalação realizada pelos irmãos Doroty e Nido Campolongo, intitulada de “Lumière de soi(s) – seda e design”, além de palestras e rodas de conversas com estilistas e especialistas em moda. Informe-se aqui.

Pinacoteca do Estado

A Pinacoteca contempla as relações da moda e da fotografia com a palestra do galerista e fotógrafo Renato de Cara, no bate-papo Fotografia de Moda – dos editoriais ao colecionismo, o curador de fotografia da Pinacoteca, Diógenes Moura, que fala sobre A fotografia e a moda e há também a palestra A Moda tem a capacidade de apertar todos os botões da vida contemporânea ministrada por Denise Pollini. Para conferir horários, é só clicar aqui.

Museu do Futebol

A 5ª edição do Circuito de Moda e Arte lança tendência ao abordar a relação da moda com o futebol nas palestras Futebol, Cultura Jovem e Moda e O Placar da Moda x Futebol, realizadas no Museu, que recebe também uma oficina de origamis de camisetas de futebol em papel. Clique aqui para saber mais.

Lasar Segall

Dando inicio as comemorações dos 90 anos da Semana de Arte Moderna, o historiador de moda João Braga, irá ministrar a palestra A moda no Brasil durante a Semana de 22, no Museu Lasar Segall. O estilista Mario Queiroz fala sobre o processo de criação, enquanto o cineasta Olívio Tavares de Araújo ministra a palestra Cinema, Moda e Arte – Fronteiras e Conexões. Já a museógrafa Cecira Armitano é a responsável pela palestra Arquiteturas corporais, também no Museu.

Além disso, acontece a mostra Cinema de Moda, com uma seleção de filmes que influenciaram a indústria de moda de alguma forma. Na lista, estão clássicos como Bonequinha de Luxo e Barbarella, assim como os mais atuais Maria Antonieta e Across de Universe. Confira a programação completa aqui.

Reserva Cultural

O último debate do Circuito Moda e Arte será realizado no cinema Reserva Cultural com a presença de Paola Fuenzalida, booker internacional da Ford Models e da modelo e escritora Michelli Provensi, também da Ford, uma das maiores agências de modelos do mundo. A programação do último dia do circuito terá também um café da manhã francês, seguido de sessão especial da Mostra Cinema de Moda e bate-papo. Confira toda a agenda por aqui.

Cinusp

O espaço localizado na Cidade Universitária também recebe os filmes da mostra. Para saber mais sobre os horários das sessões, é só ligar em um dos telefones: (11) 3091-3364/3152/3540