Street Style em Paris – Foto: Edward Berthelot/Getty Images

Após a febre do tênis Samba, modelo da adidas, as fashionistas tem uma nova paixão esportiva para chamar de sua: o Slip-On, modelo da Vans. O sapato, lançado pela primeira vez em 1977, costumava ser associado a cultura juvenil e estética indie. Inclusive, em grande parte, o status foi alcançado graças ao personagem do ator Sean Penn no filme “Picardias Estudantis” (“Fast Times at Ridgemont High”). Principalmente no Brasil, o tênis foi muito aderido ao movimento emo, relacionado ao gênero musical surgido no final da década de 1980, caracterizado pela musicalidade melódica com ênfase na expressão emocional.

No entanto, deixando de lado essa visão caricata do tênis, o modelo quadriculado passou a ser associado a algo versátil, confortável e atemporal desde que foi visto no pé de Sofia Richie, Emily Ratajkowski, Morgan Stewart McGraw, entre outras fashionistas que investiram na peça em eventos do dia a dia. Além da ajuda delas, a Vans retornou ao centro das atenções com a collab com a Proenza Schouler, que deu uma reinterpretação moderna e luxuosa do icônico modelo. Com três opções lisos em couro (avaliado em R$ 1.410), a peça virou desejo entre amantes de moda. Veja abaixo como essas personagens aderiram ao clássico slip-on: