O Chuck Taylor, da Converse, já ganhou incontáveis collabs – Foto: Reprodução/Instagram/@converse

Passam-se os anos, os gostos e as tendências, mas há sempre aquele item que encanta ao ponto de marcar presença entre diferentes gerações. Com os tênis tradicionais, que nasceram no berço do esporte, não poderia ser diferente. Eles, que há muito tempo deixaram de ser um mero acessório, hoje ocupam lugar de destaque na composição dos looks.

Seja para dar um toque de descontração naquela harmonização que tem uma pegada mais social, para potencializar o street style ou até mesmo para conceder ainda mais conforto para a moda comfy, os tênis se tornaram verdadeiros ícones do universo fashion, com direito a modelos clássicos que não podem faltar no guarda-roupa dos sneakerheads.

adidas Superstar

Criado no final da década de 60 como uma alternativa para acompanhar a moda urbana do basquete na época, o adidas Superstar conquistou uma legião de fãs entre diferentes estilos e ultrapassou barreiras com colabs inéditas, como a parceria com a banda de hip hop Run DMC, que lançou a música My Adidas, nos anos 80, para comercializar o modelo.

Nike Air Force 1

Desenvolvido na década de 80 com o intuito de oferecer um impacto menor aos joelhos dos jogadores de basquete, o Air Force 1 seguiu a mesma trilha de sucesso dos demais antecessores. Cerca de 20 anos depois do lançamento do modelo, surgiu a primeira versão feminina. Hoje, a peça é objeto de desejo, especialmente entre os mais jovens.

All Star Chuck Taylor

O mais tradicional de todos já passou dos 100 anos de história, mas apenas em 1922 ele se tornou um clássico, graças a Chuck Taylor, jogador de basquete fanático pela linha All Star. Chuck virou o garoto propaganda da marca e popularizou o tênis, que décadas depois estaria presente nos pés de amantes do esporte, cantores grunge como Kurt Cobain e até mesmo entre a realeza, com a princesa Diana.

Puma Suede

Carregado de história e inovação, o Puma Suede tem trajetória semelhante ao concorrente, com a diferença de ter sido o primeiro modelo criado em camurça para a prática de basquete. Não à toa, o embaixador da marca foi um dos maiores nomes da NBA na época, Walt “Clyde” Frazier. Atualmente, o Puma Suede é peça fixa no guarda-roupa de adeptos dos mais variados estilos e idades, conquistando a todos pela beleza e pelo conforto.

Seja para quem gosta do estilo street, esportivo, romântico, descolado, para os que preferem ousar, apostando na diversidade das combinações, ou para quem admira a cultura sneaker, e quer começar a investir em um arsenal, o adidas Superstar, o Nike Air Force 1, o All Star Chuck Taylor e o Puma Suede são opções clássicas na hora de compor um look e que sempre terão um espaço de destaque no universo fashion.