
Beyoncé em visual exclusivo Valentino – Foto: Reprodução/Instagram/@beyonce
Nesta segunda-feira (04.09), é comemorado o aniversário da verdadeira realeza norte-americana: Beyoncé está completando 42 anos. Para celebrar a artista, Bazaar olhou para os visuais deslumbrantes que estão sendo apresentados em sua turnê mundial, “Renaissance World Tour”, montados com muito prateado e etiquetas de grandes marcas internacionais.
Como diz “Pure/Honey”, música da própria diva, “it should cost a billion to look this good” (“Deve custar um bilhão para parecer tão linda”, em inglês) – e, realmente, deve ser este o preço para montar um figurino do tipo, principalmente tendo uma virginiana, como Beyoncé, cuidando dos mínimos detalhes.
Com os maiores nomes da moda assinando as peças usadas, já se tornou hábito a expectativa de quem será o escolhido para vestir a musa no próximo show. Numa pequena lista, podemos citar a recriação de um modelo vintage da Mugler para o primeiro show, o macacão surrealista que Jonathan Anderson criou para a Loewe, as primeiras roupas criadas pela Tiffany & Co. e, é claro, a colaboração Olivier Rousteing e a própria cantora para a Balmain, que resultou em uma moderna coleção de alta-costura.

Beyoncé de Nina Ricci exclusivo – Foto: Reprodução/Instagram/@ninaricci
Veja uma lista com alguns dos grandes momentos de moda na “Renaissance World Tour”:
Brilho estelar: prateado de outro mundo
A turnê de Beyoncé está causando não apenas ondas de emoção, mas um verdadeiro frenesi prateado. Em mais um exemplo do chamado “method dressing”, em que artistas e fãs se unem em uma tendência que ecoa pelo universo cultural e da moda – um bom exemplo é o ápice do rosa e a estreia de “Barbie”, os amantes da cantora não estão apenas indo a shows, eles estão se transformando em parte da atmosfera.
Além disso, a Queen B não deixa barato ao apostar em uma enorme variedade de peças prateadas. Entre os destaques, citamos a capa gigante assinada pela Coperni, cuja cauda sobrevoa os estágios quando ela (literalmente) voa pelo show, ou as botas com franjas da Miu Miu. E é claro que o nome mais marcante quando o assunto é o tom metalizado não fica de fora do closet da turnê: a Rabanne, uma das principais marcas da Era Espacial, que explodiu na década de 1970.
A categoria é custom
A palavra-chave dos figurinos de Beyoncé é exclusividade. Uma das grandes características da “Renaissance World Tour” é que várias peças não saíram diretamente das grandes passarelas internacionais de moda, mas, sim, foram inspiradas por coleções prévias e repaginadas para entrarem no show.
Em uma ampla lista, podemos destacar momentos em que a cantora usou um visual que une inspirações de dois momentos da Valentino – a “Pink PPP”, coleção de inverno 2022, e o headpiece semelhante aos usados no desfile de alta-costura do mesmo ano – ou no vestido criado por Marc Jacobs que remete à sua coleção de verão 2013.
Em um momento ainda mais exclusivo, Beyoncé levou para os palcos o primeiro look custom de Pharrell Williams, novo diretor criativo da linha masculina da Louis Vuitton. O macacão todo bordado remete à padronagem que foi protagonista da primeira coleção do artista, de verão 2024.
Outros nomes como Ferragamo, Ralph Lauren, Gucci e a alta-costura futurista de Iris Van Herpen, também criaram looks exclusivos e pensados especialmente para a turnê e seus segmentos. Em suma, ela é “too classy for this world”.
Designers emergentes
Além dos looks inéditos de marcas com uma extensa trajetória, Beyoncé apostou em nomes independentes que têm conquistado cada vez mais espaço no mundo da moda. Arturo Obegero fez interpretação de suas coleções passadas para criar um visual teatral em renda preta, dividindo palco com nomes como LaQuan Smith, Marine Serre e Del Core.