Foto: Reprodução/Now Fashion

Por Rodrigo Yaegashi e Marcela Palhão

Quem abre a segunda-feira na semana de moda de Paris é Stella McCartney, e ela vem com discurso afiado, a fim de lembrar de seu posicionamento lá de 2001, quando decidiu não utilizar mais peles, couro animal e penas. Ao chegar ao desfile, fomos recepcionados por grandes bichos animados e felizes – sim, eles estavam representando o fato de se sentirem seguros em uma das únicas label da semana parisiense a ter de fato essa consciência.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Uniformes somados a prints étnicos surgem em looks de alfaiataria com pitadas desconstruídas por recortes em trench-coats, tiras em macacões ou em vestidos com abas laterais e lenços. Os sapatos com zíper frontal dão peso à coleção. Já brincos, broches, fechos de casacos e colares em shapes de sombras de animais garantem o ar fun e crítico da mesma forma. Veja dez coisas que amamos na coleção:

O discurso  

Foto: Reprodução/Now FashionA escolha pode causar um certo estranhamento, mas Stella McCartney optou em levar grandes bichos para a passarela para relembrar o compromisso da marca de não usar peles, couro ou penas. O recado dado era o de que estes seres podem ser felizes com a label.

A alfaiataria

Foto: Reprodução/Now Fashion

Com shapes mais largos, a alfaiataria está impecável e os ternos ganharam um destaque à mais com tiras presas ao blazer.

Os acessórios

Foto: Reprodução/Now Fashion

Assim como o recado passado com os animais que presenciaram o desfile, broches, brincos e outros detalhes relembraram de maneira divertida – e crítica – a maneira com o Stella McCartney lida com o uso de matérias primas animais há anos.

Os trench-coats

Foto: Reprodução/Now Fashion

Com um recorte diferente e um print vazado, este tipo de casaco ganhou novos ares na coleção de Stella McCartney.

Os vestidos

Foto: Reprodução/Now Fashion

Dando continuidade na brincadeira de mexer com shapes, a label acrescentou abas laterais a vestidos, criando uma silhueta arredondada.

O couro

Foto: Reprodução/Now Fashion

Curinga no inverno, o couro sintético foi usado para criar looks inteiros neste material. Destaque para a combinação entre sobretudo e calça caramelos.

Pérolas

Foto: Reprodução/Now Fashion

A Bazaar amou o casaco que, ao receber aplicações de pérolas, criou um contraste entre o despojado do shape e o delicado do detalher.

As bolsas

Foto: Reprodução/Now Fashion

Para todos os gostos e estilos, Stella McCartney apresentou bolsas com diferentes tamanhos, cores, materiais e formatos, sempre com alças que quase se tornam protagonistas da peça.

A fluidez

Foto: Reprodução/Now Fashion

Não é preciso um vídeo para perceber a fluidez do vestido que une características de lenço.

As cores

Foto: Reprodução/Now Fashion

Cores simples e básicas não entraram para a cartela da coleção, que apostou na força do vermelho, azul-marinho, caramelo, preto e branco.