A.Niemeyer, inverno 2018 - Foto: Agência Fotosite/Divulgação
A.Niemeyer, inverno 2018 – Foto: Agência Fotosite/Divulgação

Neoprene, tie dye e modelagens quadradonas. É provável que as principais justificativas para seus usos na moda estejam atreladas ao esporte criado (oficialmente) pelo havaiano Duke Kahanamoku, também conhecido como “pai do surfe”.

Para o resort 2019, a estética da prática aquática veio junto com o espírito leve, que acompanha o estilo de vida genuinamente, dando um novo tom ao California Girl (também chamado de “CalGirl” ou “SoCal”).

As garotas do sul da Califórnia mantêm a convivência com o sol, mar e práticas ao ar livre, que trazem como consequência uma reflexão sobre hábitos acelerados e pouco saudáveis. Inclusive, quando falamos sobre novos modismos healthy, o estado norte-americano é um dos exportadores de lifestyle, sejam relacionados a técnicas de relaxamento, alimentação ou à busca pela beleza natural.

Um tanto diferente do visual vintage de Sandra Dee no seriado “Gidget”, de 1959, com seus vestidinhos soltos e maiôs recortados de maneira comportada, as californianas misturam shapes amplos, bodies justíssimos, jaquetas e biquínis com peças tradicionais do guarda-roupa das ruas cosmopolitas. As coleções recém-apresentadas trazem uma espécie de renascimento do estilo praiano no dia a dia urbano.

Em solo brasileiro, no mais recente SPFW, a grife A. Niemeyer fez a interpretação do pós-surfe para elaborar seu inverno 2018, em outro ponto no mapa dos Estados Unidos: a grande fonte da dupla Renata Alhadeff e Fernanda Niemeyer foi a região de Montauk, próxima a Nova York, onde, mesmo no frio, surfistas se arriscam no mar em busca de ondas perfeitas. O resultado foram silhuetas soltas, trazendo um toque cozy-chic, dentro da cartela nude, off-white, acinzentados e terrosos, em tecidos naturais, como algodão e feltros de lã.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Tory Burch, resort 2019 - Foto: Divulgação
Tory Burch, resort 2019 – Foto: Divulgação

Já na temporada de Resort internacional, Tory Burch também trouxe roupas com estruturas confortáveis e elegantes na medida, com direito a chapéus de palha e sandálias Birken – preferidas pelos californianos.

Salvatore Ferragamo, verão 2019 - Foto: Getty Images
Salvatore Ferragamo, verão 2019 – Foto: Getty Images

Se no passado as camisetas com tie dye eram reservadas para usar em ocasiões despojadas, hoje, o manchado do it yourself cobre peças que vão dos longos de seda, como visto na estação de verão 2018 da Salvatore Ferragamo, aos conjuntos da MSGM.

Pringle of Scotland, resort 2019 - Foto: Divulgação
Pringle of Scotland, resort 2019 – Foto: Divulgação

Na Pringle of Scotland, a diretora criativa, Fran Stringer, investiu no trabalho handmade para modelos de tricô longos, com fenda e amarrações na cintura – styling típico dos praticantes para prender as mangas dos bodies.

Prabal Gurung, resort 2019 - Foto: Divulgação
Prabal Gurung, resort 2019 – Foto: Divulgação

Mesmo tendo referência hippie na origem da estampa, Prabal Gurung foi a Katmandu, no Nepal, e usou as boas vibrações do destino zen para desenvolver itens coloridos, com um quê surfer. Camisetas e suéteres de cashmere em tie dye encontram calças com modelagem de alfaiataria e ganham aplicações de flores de hibiscos (motivo clássico nas bermudas dos surfistas). O contraponto, desta vez, saindo da água, revela caminhos para vestir swimwear, neoprenes e peças que remetem às malhas coladas ao corpo para proteção térmica e melhoram a performance em cima das pranchas.

Off-White, resort 2019 - Foto: Divulgação
Off-White, resort 2019 – Foto: Divulgação

A Off-White brincou com biquínis e coletes utilitários de moletom em produções superfemininas e modernas.

Michael Kors, resort 2019 - Foto: Divulgação
Michael Kors, resort 2019 – Foto: Divulgação

Com ar futurista, Michael Kors e Paco Rabanne apostaram nas combinações de jaqueta e camiseta de manga longa com saia, respectivamente. Nos pés, duas alternativas típicas praianas: sandálias com meias e clogs. Como pano de fundo para as imagens, o mar.

Leia mais:
Anos 70: patchwork está de volta e costura o verão 2019
Xadrez esquenta os looks da próxima estação do calor
Plumas: garanta movimento aos looks da estação

Paco Rabbane, resort 2019 - Foto: Divulgação
Paco Rabbane, resort 2019 – Foto: Divulgação