Tom Ford: de arquiteto a presidente do CFDA

Estilista completa 58 anos nesta terça-feira

by Beatriz Poletto
Foto: Reprodução/Instagram/@tomford

Foto: Reprodução/Instagram/@tomford

Tom Ford é um dos maiores nomes da moda: em março deste ano, se tornou o presidente do CFDA (Council of Fashion Designer of America) e foi quem fez da Gucci  uma marca bilionária, antes de sair da label italiana e focar em sua própria.

Nesta terça-feira (27.08), ele completa 58 anos e a Bazaar conta um pouco de seu legado.

Veja a seguir:

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Nascido em Austin, no Texas, Tom Ford passou sua infância por lá e pelo estado do Novo México. Ele se mudou para Nova York para cursar história da arte, na New York University, mas desistiu após quatro anos. Antes de ingressar na Parsons, onde estudou arquitetura, Tom virou ator de comerciais da televisão americana.

Apesar dos cursos pelos quais se aventurou, era a moda que tinha seu interesse. Por isso, Ford foi estagiar na Chloé, em Paris. Depois de se formar em arquitetura, ele foi contratado por Cathy Hardwick, designer de sportswear americana.

Tom Ford se mudou então para a Europa, para melhorar suas habilidades como designer.  Em 1994, assumiu como diretor criativo da Gucci. Na época, a marca estava quase falindo e sem nenhuma pegada de moda relevante. Ele levou o sexy e o glamour para a grife, e convidou o fotógrafo Mario Testino e a stylist Carine Roitfeld para trabalharem nas campanhas da label. Antes de quase ser comprada pelo grupo LVMH, a Gucci foi vendida para a PPR, hoje conhecida como o grupo Kering. Em 2004, a marca já valia mais de US$ 10 bilhões.

Tom Ford e Carine Roitfeld - Foto: Reprodução/Instagram/@tomford

Tom Ford e Carine Roitfeld – Foto: Reprodução/Instagram/@tomford

Após algumas desavenças por conta de decisões criativas, Ford e o grupo se separaram. O estilista mudou-se para Los Angeles, e entrou para o universo cinematográfico: ele dirigiu “A Single Man”, que foi nomeado ao Oscar e ao Globo de Ouro.

Em 2006, ele voltou para a moda com sua marca homônima, dando início também a uma marca de cosméticos e linha masculina. Então, inseriu os designs femininos e conquistou os fashionistas. Hoje, a Tom Ford Beauty vale mais de US$ 1 bilhão.

Dez anos depois, Tom Ford escreveu e dirigiu “Animais Noturnos”, que foi um sucesso de crítica. A obra ganhou o Grand Jury Prize no Festival de Veneza,  e rendeu nomeações ao Oscar pelas atuações de Amy Adams e Jake Gyllenhaal.

Tom Ford e Rachel Zoe - Foto: Reprodução/Instagram/@tomford

Tom Ford e Rachel Zoe – Foto: Reprodução/Instagram/@tomford

Ford e seu marido, Richard Buckley, têm um filho, que nasceu em setembro de 2012.

Em março deste ano, Ford se tornou o presidente do CFDA, sucedendo Diane Von Furstenberg, depois de 13 anos no comando do conselho.

Leia mais:
Olivier Rousteing: conheça o estilista de 33 anos que conquistou o mundo
Coco Chanel: a estilista que proliferou o uso da bijuteria
Pre-fall 2019 da Balmain desembarca no Brasil