Marisa Webb, resort 2019 - Foto: Divulgação
Marisa Webb, resort 2019 – Foto: Divulgação

Símbolo de rebeldia, tradição e atemporalidade. É provável que o xadrez seja o primeiro padrão que venha à cabeça relacionado a uma dessas palavras – e o mais procurado nas second hands.

Em tempos que se fala sobre sustentabilidade, o garimpo de peças old school está em destaque no comportamento das últimas duas gerações, preocupadas em reusar e dar nova vida às roupas que carregam uma conexão entre a modernidade e o passado. Há seções dedicadas ao padrão em alguns brechós londrinos, que reúnem variações, como vichy, buffalo check, Old England, pied-de-poule e o tartã, o mais famoso, sem dúvida.

Ao mesmo tempo que carrega o heritage britânico – serviu como identificação entre as famílias na Escócia, com linhas e tonalidades diferentes -, foi escolhido pela juventude setentista punk para questionar e exigir mudanças na sociedade da época. Entre as fashionistas deste período estava Vivienne Westwood, estilista inglesa que transformou a estampa em parte do DNA da sua marca e presente em praticamente todas as coleções.

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MM6 Maison Margiela, resort 2019 - Foto: Divulgação
MM6 Maison Margiela, resort 2019 – Foto: Divulgação

Para o resort 2019, uma série de grifes apostou em full looks cobertos pelos prints. Começando pela francesa MM6 Maison Margiela, que investiu na estética que nada mais é do que a ampliação dos uniformes vintage infantis para o tamanho adulto. Ou seja, conjunto escolar com padrão Príncipe de Gales, usado na década de 1950, surgiu em um maxicoat em linha A.

Tibi, resort 2019 - Foto: Divulgação
Tibi, resort 2019 – Foto: Divulgação

Já a Tibi trouxe o espírito jet-setter sessentista para uma coleção baseada na atemporalidade, com direito a versão renovada, fresca e cítrica do tartã para vestidos e conjuntos de alfaiataria.

Gucci, resort 2019 - Foto: Divulgação
Gucci, resort 2019 – Foto: Divulgação

Se a viagem for para Arles, no sul da França, onde aconteceu o show fantasmagórico da Gucci, Alessandro Michele sugere a combinação de tons sóbrios e originais, como o Old England vermelho para o visual masculino, enquanto a produção maximalista feminina trazia a estampa em preto e ocre.

Louis Vuitton, resort 2019 - Foto: Divulgação
Louis Vuitton, resort 2019 – Foto: Divulgação

Para a Louis Vuitton, Nicolas Ghesquière escolheu o mood 80’s, misturando duas opções feitas com bordados de contas e paetês metalizados.

Hermès, resort 2019 - Foto: Divulgação
Hermès, resort 2019 – Foto: Divulgação

Quem também escolheu o mix de xadrezes foi a diretora criativa Nadège Vanhee-Cybulski, que seguiu uma proposta mais leve e sofisticada para a Hermès. Com a cartela de cores baseada nos terrosos, rosados e neutros, o modelo mídi brincou com proporções de linhas e shapes finos, largos, quadrados e retangulares. Um casual superelegante acima da medida.

Temperley London, resort 2019 - Foto: Divulgação
Temperley London, resort 2019 – Foto: Divulgação

Em suas criações com referência no automobilismo feminino inglês dos anos 1930, Alice Temperley elegeu o buffalo check para estampar 7 dos 50 looks da Temperley London. O também icônico padrão quadriculado adotado pelos grunges na década de 1990 apareceu em azul, terroso, vermelho e branco.

Altuzarra, resort 2019 - Foto: Divulgação
Altuzarra, resort 2019 – Foto: Divulgação

Do outro lado do oceano, a norte-americana Altuzarra apresentou o mesmo print em conjuntos de alfaiataria desconstruídos, com shapes cropped, saias, vestidos na vibe Italian summer de um jeito cool, chique e urbano. Encontro entre temáticas e épocas distintas: prova de uma versatilidade que existe acima de qualquer tendência ou estação, para resgatar histórias e contar outras novas também.

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