Bolsa Fendi – Foto: Igor Reis, com edição de moda de Rodrigo Yaegashi

O Feng Shui é um assunto muito abordado durante a decoração e o planejamento de uma casa. A milenar arte chinesa ajuda a melhorar o bem-estar de quem vive naquele ambiente, seja pela vibração de energias positivas ou simplesmente por fazer aquelas pessoas se preocuparem com a arrumação do lar, pois uma casa arrumada e saudável é propícia para pessoas felizes e realizadas.

O que é Feng Shui?

Essa questão pode ser respondida como a arte de harmonizar os cinco elementos básicos (fogo, terra, metal, água e madeira), para definir como o ambiente vai receber e influenciar o Chi, a energia vital que existe que rodeia todas as coisas.

O objetivo é equilibrar o Chi dos ambientes e transportar essas energias de forma a promover tranquilidade, bem-estar, prosperidade, paixão, criatividade, entre outras características, que nessa arte são chamadas de virtudes.

Preparamos algumas dicas de como organizar a casa, de acordo com o Feng Shui, para obter um fluxo de energia positiva dentro do lar. Anote:

O corpo precisa de contato com a natureza

As plantas são muito utilizadas no Feng Shui: elas trazem de volta a ligação com a natureza e o cuidado com a vida. Além disso, a crença diz que plantas são seres vivos que filtram e purificam o ar, e isso significa renovação de energia e purificação do interior, portanto use e abuse de plantas espalhadas pela casa.

O importante é que elas sejam bem cuidadas. No entanto, algumas espécies se destacam devido ao que representam. Plantas com folhas arredondadas e macias, por exemplo, são indicadas por promoverem uma energia suave e nutritiva.

Outras espécies recomendadas são:

Bambu-da-sorte: Os talos têm significados simbólicos. Dois talos nutrem as esferas da vida associadas ao amor, já três fortalecem a felicidade.

Jibóia: Fácil de cuidar, essa planta tem folhas em formato de coração, além de ser ótima para purificar o ar do cômodo em que está.

Espada-de-São-Jorge: Indicada para iniciantes, se destaca por ter uma qualidade de energia protetora.

Água corrente traz riqueza

Dentro do Feng Shui, a água é vista como um elemento de riqueza e vida, afinal a água é a fonte da vida. Manter o elemento em movimento significa renovação de riqueza e prosperidade financeira.

Para aplicar na decoração, é possível incluir uma fonte de água, ou um aquário com peixes, plantas e uma pequena cascata. A fonte também pode ser colocada na entrada da casa para atrair riqueza vinda do mundo externo para dentro do lar.

Cuidado com os banheiros

O banheiro é o vilão das energias, pois tudo que é indesejado no corpo é levado embora para fora da casa pelo esgoto, como fezes e urina pelo vaso sanitário e a sujeira do corpo pelo chuveiro.

É muito importante manter a porta do banheiro fechada para não sugar as energias do resto da casa, e isso vale para a tampa do vaso também. Se possível, coloque plantas dentro do banheiro para balancear as energias de escoamento do ambiente e mantenha o ambiente limpo e livre de vazamentos.

Quarto é renovação

O quarto é um local de descanso, portanto as energias devem ser de relaxamento e renovação. O Feng Shui diz para não levar trabalho nem estudo para dentro do quarto, pois eles trazem preocupação, e isso desequilibra a harmonia do ambiente – trabalho e estudo têm seus lugares em outros cômodos da casa.

A disposição dos armários deve ser voltada para a lateral da cama. A organização do guarda-roupa do casal reflete o estado de espírito de seus donos, portanto manter o móvel organizado e arejado ajuda a manter a mente limpa e leve durante o sono.