Sophie Grace Hirsch na Bazaar Rússia – Foto: Agata Pospieszynska/Arquivo Harper’s Bazaar

Preparar uma decoração que seja a sua cara no seu lar é sempre uma delícia, principalmente quando você une os elementos que mais têm a ver com você e que trazem conforto para a casa. Para além da paleta de cores e dos materiais dos móveis escolhidos, alguns toques da decoração dão um ar especial para os ambientes, como é o caso das plantas.

Capazes de tornar o ambiente mais charmoso e ainda emanar boas energias, as plantas são um dos objetos de decoração mais indicados para quem também pensa em tornar os cômodos mais confortáveis. Algumas plantas, inclusive, podem ser colocadas nos quartos para aumentar o bem-estar das suas noites de sono. Veja algumas espécies indicadas para serem colocadas no quarto:

Filodendro

Os filodendros são plantas com folhas grandes, o que significa que elas absorvem a umidade dos ambientes, sendo muito indicado para quem sofre com doenças respiratórias crônicas, como rinite, bronquite e sinusite. O filodendro é muito indicado para ser deixado em prateleiras ou vasos que são suspensos, por terem suas folhas pendendo do caule.

Samambaia

A samambaia é uma planta quase indispensável para decorar o lar. A samambaia é também uma das plantas mais associadas à absorção de energias negativas, sendo capaz de purificar o ambiente em termos energéticos e mandando vibrações negativas para bem longe. É muito importante deixá-las perto do sol e regar ao menos três vezes por semana. É uma planta muito delicada, por isso atente-se aos excessos.

Avenca

Também conhecidas por espantar energias negativas, as avencas são ótimas para ambientes internos, inclusive os quartos. São plantas que preferem o calor e a umidade, porém podem sofrer se receberem muito sol diretamente. Ideais para decorações minimalistas, elas também são conhecidas no feng shui como ativadoras da espiritualidade e da sabedoria.

Espada-de-são-jorge

A espada-de-são-jorge exige pouquíssimos cuidados, sendo necessário apenas retirar as folhas mais velhas a cada 20 dias, aproximadamente. Ela é ideal para deixar em quartos, pois é conhecida por melhorar a qualidade do ar e purificar também sua energia, descarregando energias negativas.

Lavanda

Muito utilizada para perfumes, hidratantes e produtos de limpeza, a lavanda é uma das plantas mais indicadas para quem precisa relaxar. Ela é associada, sobretudo, à calmaria e à cura, além de ser capaz de perfumar o ambiente. Pode ajudar também quem tem problemas para dormir, pois, ao se deitar no colchão, o perfume da lavanda pode trazer tranquilidade e conforto para quem sofre com insônia. Por ser muito dependente da luz natural, o ideal é deixá-la próxima de janelas ou locais que recebem muita luz.