Vários tipos de cabelo – Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Os óleos vegetais e essenciais se tornaram aliados na beleza, e os líquidos também promovem a saúde do cabelo. Segundo a tricologista Viviane Coutinho, os óleos são excelentes ferramentas usadas hoje tanto nas terapias capilares de forma direta quanto em difusores.

O ideal é fazer uma mistura de 5 ml de óleo vegetal que você deseja com 1 a 2 gotas de um essencial. “Coloque no couro cabeludo e espalhe pela fibra capilar. Deixe atuar por 20 minutos. Pode ser usado na fibra como reparação de fios antes do banho”, afirma a expert, que indica que o tratamento deve ser semanal.

Conheça alguns óleos vegetais

Óleo de abacate

Apresenta alta concentração de vitamina E. Contém propriedades bactericida, antivirais e antissépticas. Atua em inflamações da pele, ajuda na aceleração da cicatrização da pele e hidrata os fios.

Óleo vegetal de semente de uva

Apresenta alto teor de ômegas e vitamina E. Quando aplicado ao couro cabeludo diminui caspa, queda e fortalece os fios. Pode ser usado como reparador de pontas e é um ótimo protetor solar para o cabelo.

Óleo vegetal de jojoba

Esse é para você que quer estimular o crescimento do cabelo. Além de apresentar ação antisséptica e antioxidante, ele também favorece a hidratação.

Óleo vegetal de macadâmia

Ótimo ingrediente para fazer máscaras capilares, possui propriedades hidratantes, fornecendo uma excelente reposição lipídica devido ser rica em minerais como zinco, ferro e cobre.

Conheça óleos essenciais

Óleo essencial de lavanda francesa

Possui excelentes propriedades calmantes. É utilizado em disfunções de couro cabeludo como dermatites, inflamações e até mesmo queimaduras.

Óleo essencial de laranja doce

Auxilia na absorção de vitamina C, ajuda na formação de colágeno e é um excelente hidratante para pele seca, incluindo descamações do couro cabeludo.

Óleo essencial de alecrim

Estimula a circulação, favorecendo a chegada maior de nutrientes, estimulando assim o crescimento capilar, fortalecedor do sistema circulatório que combate a queda. Deve ser evitado em hipertensos.

Óleo essencial de melaleuca

Excelente bactericida e antisséptico. Atua em distúrbios como oleosidade, caspa, seborreia, dermatites e micoses.