Rachel Mancini na Harper’s Bazaar – Foto: Christian Maldonado

Algumas pessoas vivem uma vida tão corrida que acabam fazendo tudo no automático, deixando de aproveitar momentos cruciais para o nosso bem-estar físico e mental. O autocuidado está relacionado a diversos fatores do dia a dia, e tudo deve começar pelo banho, que vai muito além de um mero ato de higiene pessoal. Tomar banho ajuda a aliviar o estresse, reduz dores de cabeça, melhora a circulação sanguínea e renova as energias, por isso é uma parte fundamental do nosso dia.

O banho é a oportunidade perfeita para ter um momento só seu, deixando todas as preocupações e responsabilidades se esvaírem da sua mente. Por isso, você pode tornar tudo isso mais especial e relaxante, incrementando essa hora do dia com elementos que a deixarão mais revigorante. Isso não significa tomar um banho muito longo (o que não seria nada recomendado em termos de economia e sustentabilidade), mas, sim, aproveitar ao máximo esse tempinho.

Comece colocando uma música para tocar, pois diversos estudos já comprovaram que ouvir melodias que nos agradem contribui imensamente com a saúde mental. A playlist vai variar de acordo com seu gosto pessoal, mas, independentemente das escolhas, seu corpo ficará bem mais relaxado e sua mente, mais tranquila. Se você é daquelas que canta no chuveiro, não deixe de unir o útil ao agradável! Esse é um momento de fazer tudo que nos deixa bem.

Deixar o banheiro perfumado também ajuda a manter a mente relaxada. O olfato desempenha um papel muito importante nas sensações do corpo, e algumas fragrâncias são usadas especificamente para isso. Dentre elas, podemos destacar a lavanda, a camomila e o eucalipto; todas estão disponíveis na forma de óleos essenciais e podem ser aplicadas no ambiente para deixar seu banho ainda mais especial – mas tenha cuidado para não exagerar na quantidade!

Atenção também para a temperatura da água, que nunca deve ser quente demais. O ideal sempre é tomar banhos mornos, pois são menos agressivos para a pele e também colaboram com o nosso bem-estar. Quem tem chuveiro elétrico em casa geralmente dispõe de várias temperaturas para escolher, então mantenha algo que fique no meio termo, nem tão quente nem tão fria.

O autocuidado também deve continuar após o banho. Por isso, não deixe de passar cremes hidratantes no corpo e óleos para mantê-lo macio e com um ar de frescor. Além de ajudar a descarregar por completo qualquer energia negativa, ainda garantirá uma excelente noite de sono, o que também é indispensável para nossa saúde mental.