Foto: Priscilla du Preez/Unsplash

Nada melhor que tomar um banho quentinho no inverno para relaxar e esquentar. Que tal incrementar o momento com o uso de óleos essenciais, cada um com uma finalidade diferente? A terapeuta floral e aromaterapeuta Márcia Rissato, da Mona’s Flower, lista quatro situações para usá-los no dia a dia:

Para a libido

Para quem quiser dar uma apimentada na relação e curtir a dois na hora do banho a especialista indica o ylang-ylang. “Mais importante até que o jasmim é o ylang-ylang”, afirma Márcia. O óleo doce tem poderes afrodisíacos: estimula os sentidos e aumenta a libido.

Xô, medo!

Para quem tem sentidomedo, especialmente neste momento que estamos vivendo de incertezas, a aposta é o alecrim, que dá coragem e determinação, segundo a especialista. Esse óleo promove as energias necessárias para colocar ideias e pensamentos em prática.

Love is in the air

“A lavanda com lemongrass nos liberta dos maus pensamentos, do pessimismo e traz boas vibrações”, ressalta a Márcia. O óleo essencial de lavanda é muito útil quando existem pensamentos repetitivos, conflitos emocionais e excesso de preocupação, pois é capaz de trazer racionalidade, serenidade para lidar com os conflitos e sensação de liberdade interior que traz luz ao pensamento.

Já o lemongrass tem a capacidade de elevar os nossos pensamentos, eliminando o negativismo, nos colocando em condição positiva, o que é ideal para se ter harmonia.

Para uma boa noite de sono

A mente a mil nos tempos atuais é uma realidade para todos, em especial para aqueles que não conseguem relaxar nem mesmo na hora de dormir. Para a insônia, o ideal é um mix de lavanda com laranja doce – a lavanda ajuda a dormir e a laranja doce tira a ansiedade e traz um relaxamento tranquilo.

O óleo essencial de lavanda é apropriado para momentos de estresse emocional, insônia e quadros de ansiedade, instalando a calma e a tranquilidade rapidamente. Já a laranja doce restabelece a energia vital.