Por Julie Montgomery*
Tem coisa que encante mais os pequenos do que a neve? Com o meu Johnny, de 4 anos, não poderia ser diferente. O esporte favorito qui em casa é o esqui, mas nunca tínhamos levado o nosso filho para as montanhas geladas, e Vail Mountain nos convidou para passar quatro dias incríveis em uma de suas estações, a de Beaver Creek.
Imaginávamos que ele amaria brincar no frio, correr com os pés afundando naquele chão branquinho e gelado. Mas, se soubéssemos que a experiência seria tão perfeita, teríamos feito essa viagem muito antes. Beaver Creek, que fica a 20 minutos de carro de Vail, no Colorado (EUA), é uma cidade fofa, com estrutura superapropriada para crianças, ruas aquecidas para não deixar o chão escorregadio, escadas rolantes, pista de patinação e várias outras atividades.

Uma dica bem legal é comprar marshmallows e sticks, pois há várias fogueiras espalhadas pela cidade, com sofás aconchegantes para a gente descansar e se esquentar.

Mas, vamos ao esqui! Esquiar é um esporte para quem ama muito, porque se você for pensar, tudo que está relacionado à atividade dá trabalho: carregar os esquis, colocar aquele monte de roupa, ir ao banheiro, a bota aperta os pés, mesmo equipados passamos frio, vento no rosto que parece nos cortar a pele, coloca luvas, tira luvas… Se neva demais você não consegue enxergar direito e pode cair. E as dores pelo corpo no dia seguinte? Mesmo assim, é uma das melhores coisas que já conheci na vida! E queria muito apresentar ao meu filho essa experiência maravilhosa já pensando que um dia ele poderá nos acompanhar nessa aventura.

Um detalhe importante que nos fez escolher Beaver Creek é que há professores que ensinam os pequenos a darem os “primeiros passos” na modalidade. E muitos falam espanhol, o que facilitou demais a comunicação. Os pais deixam as crianças na escolinha de esquina parte da manhã e buscam depois das 15h. Os americanos e s europeus deixavam os filhos de boa. O Beto e eu ficamos meio receosos e, é claro que o Johnny percebeu e acabou chorando na primeira vez. Mas depois deu certo! O dia estava lindo e eu louca para esquiar, mas achei melhor espiar o meu filho aprendendo.

Já no dia seguinte, compramos uma mochila guia e foi bem legal usá-la com o Johnny. O Beto se divertiu esquiando com ele, que, no começo, ficou assustado, mas quando sentiu confiança, entrou na diversão. A mochila foi bem útil, pois segurávamos as guias, uma em cada mão, e ele descia esquiando entre as nossas pernas.
Fiquei preocupada com as roupas dele, né? Imagine uma criança pequenas com roupa térmica (primeira camada), fleece ou moletons de soft, casaco, calça e meias próprias para neve, luvas, bota impermeável, gorro e goggles! Mas, eu fui contando histórias, floreando tudo e dizendo que aquela roupa era especial, igual a de astronauta. Funcionou, pois ele não reclamou de nada. Estava se sentindo o máximo e, o melhor, bem protegido. Aliás, vale aqui dar algumas dicas do que levar na mala. Não pode faltar um protetor solar, pois o sol do frio queima de verdade, e não é um bronze saudável. Levei para o Johnny um pijama não muito quente, já que os quartos são climatizados, uma sunga para ele nadar nas piscinas quentinhas e um remédio para enjoo, pois a altitude pode causar mal estar.

Optei por pegar emprestada a roupa de neve que o meu filho usou com uma amiga. Eles crescem muito rápido, e aqui no Brasil não usamos. As outras peças acabei comprando em algumas lojas especializadas. Johnny se divertiu do início ao fim da trip. Na cadeirinha subindo a montanha olhava aquela paisagem maravilhosa e se mostrava encantado.
Desde a programação para essa viagem pensamos no Johnny. O passeio era para ele. Claro que meu sonho era ver o meu filho praticando o esporte que mais amo, mas se ele não gostasse, mudaríamos os planos. Nossa escolha foi perfeita: Beaver Creek. Foram quatro dias deliciosos, num lugar que ele jamais esquecerá e para onde pretendemos voltar logo. Cidade linda, com infra para receber famílias e principalmente para encantar crianças.
*Julie Montgomery viajou a convite do Visit Vail Mountain