Louvre – Foto: Divulgação

Por Ana Davini

A necessidade de isolamento social não é desculpa para ficar sem cultura. Alguns dos principais museus do mundo continuam ao alcance do público, mesmo fechados, em tours virtuais completos e interativos. É o caso do Louvre e dos museus Britânico, do Vaticano e Nacional de História Natural de Washington, bem como da brasileira Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Louvre

Louvre – Foto: Divulgação

O maior museu de arte do mundo oferece em seu site quatro tours virtuais. O principal deles – Egito Antigo – leva os internautas à parte leste da ala Sully, para que vejam magníficas coleções do período faraônico.

As demais opções são a mostra “O Advento do Artista”, que reúne na Petit Galerie obras de grandes pintores como Rembrandt e Eugéne Delacroix, o tour Louvre Medieval, que mostra o perímetro original da fortaleza que se transformou no museu, e o tour à Galeria de Apolo, que tem como painel central a famosa obra “Apolo vencedor da serpente Píton”, de Delacroix.

Museu de história natural de Washington

Museu de História Natural de Washington – Foto: Divulgação

O fantástico The Smithsonian, o Museu Nacional de História Natural de Washington, vai além na experiência interativa e mostra praticamente tudo, sejam as exposições passadas, atuais ou permanentes.

Um mapa 3-D mostra a localização exata de cada cantinho do lugar e a qualidade das imagens é inacreditável. Dá quase para pensar que o gigantesco elefante de 11 toneladas que está lá desde 1959 vai criar vida e sair correndo pelos corredores, como na trilogia “Uma Noite no Museu”. Além disso, há tours virtuais também pelas estações de pesquisa do Museu. .

Museu Britânico

Museu Britânico – Foto: Divulgação

Outro imperdível é o Museu Britânico, que atualmente proporciona em seu site acesso a uma enorme galeria online com mais de 4 milhões de objetos históricos, como esculturas do Partenon grego e esfinges de marfim. Trata-se de uma inovadora base de dados que é uma das mais abrangentes plataformas de busca de museus do mundo. No perfil do Instagram @britishmuseum também é possível ver inúmeras das salas de exposições do lugar, como a número 95, que reúne mais de 17 séculos de arte chinesa.

Museu do Vaticano

Museu do Vaticano – Foto: Divulgação

Famosos pelos espetaculares acervos religiosos e com uma das maiores coleções de arte do mundo, os Museus do Vaticano também estão disponíveis através de passeios virtuais em 360º no site oficial. A envolvente experiência em alta definição permite que os visitantes se sintam realmente dentro das Salas de Rafael, célebres pelos afrescos, e até das magníficas Capelas Sistina e Nicolina. É possível ainda ver bem de perto a Necrópole da Via Triumphalis.

Pinacoteca do Estado

Pinacoteca do Estado – Foto: Divulgação

Um dos mais importantes museus de arte do Brasil, com ênfase na produção brasileira do século 19 até a contemporaneidade, a Pinacoteca do Estado de São Paulo tem seu acervo disponibilizado por meio de panoramas 360º em uma experiência tridimensional. Você vai poder caminhar virtualmente pelos corredores e salas, ver as vitrines e encantar-se com belíssimas obras de Cândido Portinari, Almeida Júnior, Eliseu Visconti, Pedro Alexandrino Borges e outros artistas essenciais da nossa história.