Busca Home Bazaar Brasil

10 mitos e verdades sobre depilação

Expert no assunto tira dúvidas sobre o processo

by redação bazaar
Sharon Stone - Foto: Arquivo Harper's Bazaar

Sharon Stone – Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Com a chegada do verão, a procura por clínicas de depilação tende a aumentar, e uma das técnicas mais procuradas é a retirada dos pelos com ceras quentes. Patrícia Almeida, responsável técnica da rede Depile-se, tira 10 dúvidas que você pode ter sobre o assunto. Veja abaixo:

1. Gestantes podem se depilar
VERDADE. Grávidas podem se depilar em qualquer área do corpo e em qualquer fase da gestação, desde que a pele apresente um aspecto normal e saudável. Porém, vale lembrar que é sempre bom a gestante avisar seu médico antes de realizar o procedimento.

2. Esfolie a pele antes da depilação
VERDADE. Inclusive é indicado fazer uma sutil esfoliação corporal três dias antes da depilação. Assim o processo será mais eficaz, pois os pelos encravados irão se desprender do folículo que o envolve.

3. Depilação mancha a pele
VERDADE. Desde que não haja os cuidados necessários. Exposição ao sol sem o filtro solar após o procedimento é um dos vilões para o surgimento das manchas indesejadas. Vale ressaltar que a temperatura da cera muito elevada também causa queimaduras e possíveis manchas.

4. Depilação com cera causa varizes
MITO. A aplicação da cera é feita em uma camada superficial da pele. Já os microvasos e veias ficam na hipoderme, uma camada mais profunda da pele. Ou seja, onde a cera não pode alcançar.

5. Depilação com cera encrava os pelos
VERDADE E MITO. Acontece quando a depilação é feita de forma express, sem prestar atenção ao nascimento do pelo. Já não acontece de encravar ou dar foliculite quando a depilação respeita o crescimento dos mesmos.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

6. Desodorante causa irritação
VERDADE. A região deve ficar livre de desodorante por no mínimo 24h. O desodorante pode provocar ardência, coceira e vermelhidão. Em alguns casos até mesmo o aparecimento de manchas.

7. Posso fazer a depilação com cera mesmo usando ácido no rosto
MITO. Vale salientar que quem está fazendo algum tratamento de ácido ou que irá iniciar um, deve esperar 30 dias após a interrupção do tratamento para que essa pele se restabeleça e se torne saudável.

8. Depilar a área facial causa flacidez
MITO. Depilar a face não causa flacidez, inclusive na região das sobrancelhas.

9. A depilação com cera dura uma semana
MITO. Isso vai depender de cada pessoa. Os pelos de alguns podem crescer mais do que os de outros devido a vários fatores, como genética ou uso de alguns medicamentos. A média do crescimento dos pelos após a depilação fica em torno de 15 a 25 dias.

10. Posso me maquiar logo após a depilação
MITO. O recomendado é aguardar no mínimo 24h. Do contrário, pode provocar o surgimento de foliculite.

Leia mais:
4 motivos que fazem “Pynk”, de Janelle Monáe, o melhor vídeo do ano
Mitos e verdades sobre depilação a laser
7 dicas para prevenir manchas na pele após a depilação