Busca Home Bazaar Brasil

Anos 90: make e cabelo da década que estão em alta

A onda agora é resgatar o que foi moda naquela época

by Carol Hungria
Foto: Arquivo Harper's Bazaar

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Já faz tempo que os anos 1990 estão em alta na moda nacional e internacional e agora, com o sucesso da novela global “Verão 90″, a beleza que foi hit na década também está de volta. Sombra azul, franjinhas e acessórios chamativos no cabelo são apenas algumas das trends que já vimos nas ruas.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

A maquiadora Adrieny Menandes Gerlado, do Instituto Embelleze, faz um resumo da maquiagem que volta à cena. “As sobrancelhas são mais espessas que as usadas nos anos 90, porém continuam sendo modeladas como naquela época. Vem daí também a sombra azul e o batom escuro que estão na moda hoje”.

A cabeleireira Elem Gleice de Freitas Silva, também do Embelleze, lista que o cabelo ganha “corte com comprimento médio, bastante volume e movimento, além de uma franja desfiada. Um acessório que fazia sucesso naquela década e que está em alta é a bandana, porém em cores neons para atualizar a tendência”.

Veja mais:

Para o cabelo:

Coque com franja solta

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

A atriz Jennifer Aniston e a cantora Jennifer Lopez são os ícones desse penteado que, com certeza, foi um dos mais pedidos nos salões nos anos 1990. O cabelo preso em um coque ou rabo de cavalo com uma mecha lateral solta na frente do rosto era muito usado, inclusive em casamentos.

Trancinhas finas

Foto: Arquivo Harper's Bazaar

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Outro exemplo de look que está na moda agora são as tranças fininhas que vão da raiz até as pontas do cabelo. O estilo é uma releitura do penteado usado por meninas da época, como a cantora Britney Spears, que disseminou o visual mundo afora.

Volume e ondas

Foto: Divulgação/TV Globo

Foto: Divulgação/TV Globo

O cabelo ondulado ou cacheado, dividido lateralmente é a aposta para compor o visual da personagem Lidiane da novela “Verão 90″, interpretada pela atriz Claudia Raia. Para ficar assim, é necessário fazer um corte em camadas com franja lateral. Quem não tem volume natural, basta desfiar os fios e borrifar spray fixador ou fazer babyliss e soltar os cachos.

Acessórios chamativos

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Presilhas grandes, tiaras largas e bandanas são grandes sucesso na década de 90 e estão de volta.

Para a maquiagem

Batom escuro

Foto: Arquivo Harper's Bazaar

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Celebridades como Beyoncé, Drew Barrymore e Cindy Crawford usavam lábios dramáticos em tons de marrom e vinho. Em 2019 os batons escuros voltaram a chamar a atenção e já pintam em rosto de famosos como Kylie Jenner.

Lápis delineador

Foto: Arquivo Harper's Bazaar

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Um olho preto marcado é sempre sucesso e nunca sai de moda. No passado, o lápis preto era um dos itens mais usados dos nécessaires para contornar a linha d’água, em cima e embaixo. E hoje é um hit, especialmente entre as mais jovens.

Gloss labial

Foto: Arquivo Harper's Bazaar

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Outro revival são os lábios cheios de brilhos. O gloss pode ser usado sozinho ou por cima do batom.

Sombra azul

Foto: Arquivo Harper's Bazaar

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Como uma das tendências de maquiagem mais marcantes da época, os olhos azuis voltam a aparecer nas ruas. O tom azul cobalto é perfeito para qualquer cor de pele e é possível optar por uma sombra metalizada ou cintilante. Recentemente, atrizes internacionais, como Lupita Nyong’o e Queen Latifah, surgiram com o olho azulado, confirmando o trend.

Leia mais:
Living coral: dicas quentes para usar a cor na maquiagem

Veja os penteados mais bonitos da semana de moda de Paris
O esfumado discreto do desfile da Chloé
Opostas: as sobrancelhas tendência da PFW