Pode anotar este nome: a Chebula vem despontando com o ativo da vez no mercado de beleza. Planta medicinal tradicional indiana, o fruto dá em árvores de grande porte e é considerado o “rei dos remédios” pelos tibetanos. A Chebula contém fitoconstituintes como tanino, flavonoide e aminoácidos, entre outros.
Segundo a médica Lilian Delorenze, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, ela é um antioxidante muito poderoso, mais até do que as vitaminas C e E, com propriedades anti-inflamatória e antienvelhecimento.
“Existem estudos que mostram como a Chebula exerce a proteção da pele quando exposta à luz do dia. Importante também dizer que, ao contrário da maioria dos antioxidantes, que perdem efeito com o tempo, ela tem mais durabilidade”, comenta a médica.
Recentemente, a marca americana True Botanicals jogou luz sobre a Chebula ao lançar uma linha de três produtos dessa fruta, dando destaque para o sérum.
“A novidade é que o uso tópico do ingrediente pode ajudar a pele a se defender dos radicais livres. Vale lembrar que ele também hidrata a pele de forma semelhante ao ácido hialurônico, reduzindo as inflamações, dando mais viço e aumentando a cicatrização”, pontua a Lilian.
Para uma rotina de cuidados diários, a dermatologista sugere aplicar o sérum pela manhã, após limpar e tonificar a pele.