Cinco dicas para cuidar do cabelo branco ou grisalho

A diminuição na melanina enfraquece os fios

by Marcela Palhão
Foto: Arquivo Harper's Bazaar

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Esconder os fios brancos é coisa do passado. Cada vez mais, o cabelo grisalho tem conquistado espaço entre as mulheres – independentemente da idade. No entanto, os grisalhos naturais exigem cuidados especiais, já que ficam mais quebradiços e ressecados, além de terem tendência a amarelar. Isso ocorre porque a descoloração é resultado da queda da produção de melanina, proteína que também é responsável pela maleabilidade dos fios.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Vale destacar que, embora o estilo esteja em alta, assumir as madeixas brancas é uma decisão pessoal. “O gosto e desejo da pessoa nunca devem ser deixados de lado, pois não adianta impor um estilo que a deixará infeliz ou desconfortável”, afirma Armando Bessa, hairstylist e especialista em visagismo 3D. Veja as dicas do profissional para cuidar dos fios grisalhos – seja com ou sem tintura:

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Hidratação
Quando a produção de melanina reduz, os fios tendem a ficar mais ressecados e finos, o que aumenta o frizz. Por isso, a hidratação se torna um passo indispensável na rotina de cuidados e investir em shampoos e condicionadores que hidratam e nutrem é essencial.

Segundo Bessa, outra dica é apostar na umectação, que pode ser feita a cada 15 dias. Para criar uma máscara emoliente, a orientação é misturar óleos essenciais, como o de argan ou de abacate, a um creme. Depois, basta aplicar por todo o comprimento, evitando a raiz, e deixar agir por no mínimo duas horas. Cuidado apenas ao aplicar os óleos diretamente nos fios, já que podem criar uma barreira de difícil remoção e que atrapalha a aderência de outros procedimentos.

Fios amarelados
Quando expostos ao sol e a outros agentes, como a fumaça do cigarro, os fios podem amarelar e perder o brilho. Para evitar isso, o profissional indica o uso de produtos roxos, como shampoos e condicionadores. “Como estas linhas podem deixar os fios oleosos e arroxeados, precisamos ter atenção à frequência de uso que, normalmente, deve ser semanal”, indica Bessa.

Cabelo quebradiço e ressecado
Outro fator importante de se observar é o uso de protetores capilares com FPS – ou chapéus e lenços -, para proteger da luz solar, assim como protetores térmicos ao utilizar secador, chapinha ou babyliss. “Com essas ações, impedimos que os cabelos fiquem ressecados e quebradiços”, explica o hairstylist.

Blusa de gola Hering, saia plissada Ralph Lauren e brincos Yeprem para Beatriz Werebe - Foto: Fabio Bartelt, com edição de moda de Rodrigo Yaegashi e beleza de Helder Rodrigues

Blusa de gola Hering, saia plissada Ralph Lauren e brincos Yeprem para Beatriz Werebe – Foto: Fabio Bartelt, com edição de moda de Rodrigo Yaegashi e beleza de Helder Rodrigues

Cortes
pixie cut é uma opção versátil e prática para quem aderiu ao grisalho, visto que os fios são mais arrepiados e este corte permite um visual mais bagunçado. “É um estilo que está em alta e, mesmo que a pessoa prefira o cabelo mais alinhado, é possível fazer uma escova sem perder a modernidade”, diz Bessa.

Para quem prefere cabelos médios, o blunt cut é a melhor escolha. O corte permite diversas modelagens de acordo com o gosto ou a ocasião e também é favorecido pelos fios eriçados, em visual messy. “Os cortes longos, por sua vez, podem ter bases mais retas. Isto somado a fios pouco  repicados, pesa e permite um visual mais alinhado”, conclui.

Coloração
Para quem opta por tingir os fios brancos, não há diferença no processo. Antes de colorir, é imprescindível garantir que os fios estejam saudáveis, com pH equilibrado e sem resíduos de cloro, sal ou procedimentos anteriores, por exemplo. Bissa também indica o uso de colorações e tonalizantes de qualidade e a ajuda de um profissional, principalmente em casos de dúvidas.

Para não sobrecarregar o cabelo, o ideal é que o processo seja feito apenas quando pelo menos 30% do cabelo estiver branco. Outro ponto a ser considerado é a escolha do produto: tinturas cobrem a superfície com mais eficiência e os grisalhos aparecem conforme os fios crescem, enquanto os tonalizantes saem aos poucos com as lavagens e os brancos podem aparecer não só na raiz, mas ao longo do comprimento.

Leia mais:
Self-care vira palavra de ordem e receita de uma vida mais saudável
Mitos e verdades sobre cuidados caseiros com o cabelo
Messy bob está em alta: saiba como usar