Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Nesta semana, uma grande marca do mercado de beleza anunciou um projeto muito bacana para capacitar mulheres com mais de 40 anos a serem novas influenciadoras digitais, um novo salão de beleza promete marcar a cidade de São Paulo e alguns produtos interessantes chegam às prateleiras.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Conheça estas novidades abaixo:

WHAT`S NEW

Fuja desses quatro fatores que favorecem o acúmulo de gordura

Não é só o que você come que te faz engordar. Há outros atalhos que levam ao mesmo problema – Guilherme Moscardi, profissional de educação física e gerente técnico da academia Les Cinq Gym, em São Paulo, selecionou os outros vilões do acúmulo de gordura:

Estresse frequente
As pessoas tendem a comer mais e a se exercitar menos quando estressadas. E isso, naturalmente, pode provocar o aumento de gordura corporal. Mas o processo não para por aí. Quando estamos estressados, uma das respostas do organismo é também liberar, via glândulas suprarrenais, um hormônio chamado cortisol, que aumenta a pressão arterial e o açúcar no sangue. A ideia é gerar mais energia para que que o corpo reaja ao efeito estressante. Só que essa liberação de cortisol também está relacionada ao aumento das células de gordura. Estudos mostram, por exemplo, que altos níveis de cortisol estão associados à gordura abdominal. “Todo esse processo de liberação de cortisol é algo normal. O problema é quando isso ocorre com frequência”, explica Moscardi.

Queda da testosterona
Com o avanço da idade, há uma diminuição da produção desse hormônio em homens e mulheres. Se no organismo feminino ele já é baixo, acima dos 40 anos, torna-se ainda mais irrisório. O resultado disso é queda da qualidade do sono e da capacidade de ficar alerta, indisposição e redução do uso de gordura como fonte de energia. É por isso que a tendência é as pessoas ganharem peso à medida que vão envelhecendo.

Treinar leve
Os estudos mostram que é melhorar exercitar-se por menos tempo, próximo ao limite máximo de esforço, do que por um período prolongado (mais de quarenta minutos, por exemplo), em uma zona de conforto. Assim, você incinera mais gordura. Há, por exemplo, uma descarga maior de adrenalina, hormônio também produzido pelas glândulas suprarrenais, que favorecem o gasto energético. “Sem contar que treinos mais intensos produzem o chamado efeito Epoc, que é quando o gasto calórico se estende mesmo depois do treino, como tentativa do organismo de restabelecer a normalidade por conta do estresse a que foi submetido”, diz Moscardi.

Dormir pouco
Vários estudos apontam que dormir menos do que o necessário (e isso varia de acordo com cada organismo, sendo o período de oito horas uma média geral), favorece o acúmulo de gordura. Claro, quando isso é frequente. É que a falta de repouso adequado acaba interferindo nas funções da grelina, que é um hormônio produzido no estômago e no pâncreas, responsável pela regulamentação da sensação de fome. E também da leptina, que é um hormônio produzido na célula gordura e associado a sensação de saciedade. Em linhas gerais, o resultado concreto disso é o aumento do apetite e um metabolismo lento, que é a transformação dos alimentos em energia. Tudo que a gordura precisa para tomar conta do seu corpo.

Rodrigo Cintra e Dougllas Dias inauguram o The Art Salon, nos Jardins, em São Paulo

Rodrigo Cintra e Douglas Dias – Foto: Divulgação

A dupla de hairstylists, entre as mais disputadas da cidade, se instalou no casarão de quase 800 metros quadrados, localizado no Jardim Paulista, com projeto arquitetônico inspirado em galerias de arte e icônicas flagships. O lugar abrigava uma galeria de arte no passado, o que tem tudo a ver com o nome que batiza a nova empreitada. O projeto respeitou a estrutura original do lugar, que remete a um imóvel modernista em forma de cubo branco.

O charme da arquitetura do The Art Salon ganhou revestimento de madeira clean, como o carvalho europeu em contraste com pintura em tons preto e branco. A iluminação natural atravessa a claraboia em forma de pirâmide, feita em vidro. São 35 ambientes, divididos em dois pavimentos com pé direito alto. As bancadas têm mesas retrátil com tudo o que é preciso para trabalhar horas de lá.

No primeiro andar, a área externa do bistrô (o italiano Sapzio Gastronômico) divide o espaço com uma cascata suspensa com plantas naturais e projeto de paisagismo criado por Catê Poli. Já o mezanino abriga, além de lavatórios e bancadas, salas de maquiagem privativas, colorbar, salas de estética (depilação, podologia, unhas de gel, micropigmentação, alongamento capilar), e um espaço exclusivo para noivas.

A beleza não ficará apenas nos looks e makes. O espaço vai promover a cultura, programando um rodízio de artistas, que vão ter a oportunidade de expor seu trabalho. E se algum cliente se interessar, pode comprar e levar a obra para casa. “A nossa ideia é transformar o salão na extensão da nossa própria casa, oferecendo um lugar de acolhimento, leveza e descontração, reverenciando todos os clientes como nossas verdadeiras obras de arte”, diz Rodrigo Cintra.

O Boticário promove ação para capacitar mulheres 40+ a serem novas influenciadoras digitais

Ao mesmo tempo em que lança Botik, nova marca de cuidados faciais desenvolvida para a diversidade brasileira, abrangendo todos os tipos, cores e idades de pele, e com a proposta de democratizar o skincare, o Boticário desenvolveu, em parceria com a YOUPIX, um treinamento inédito para colocar o rosto de novas mulheres, que não são nativas digitais, no modo ativo, protagonizando mais espaços e celebrando as diferenças.

A marca vai selecionar 200 candidatas para um curso online, com linguagem e olhar específicos para elas. A seleção será feita por um júri técnico que vai avaliar o potencial de geração de conteúdo das candidatas, especialmente, no que diz respeito a autoestima e autocuidado. “Queremos que mais e mais mulheres, em toda a sua diversidade, incluindo a etária, sejam inspiradas a dividir experiências, mostrando como todas podem estar ativas, tanto na sua rotina como na internet “, diz Gustavo Fruges, diretor de Comunicação do Boticário.

INSCRIÇÕES:
Até 25 de outubro pelo site do projeto.

HITS

Sono da beleza
O Nika Beauty Pillow (R$ 150) tem um design inovador, que eleva e suspende o rosto removendo a pressão e evitando marcas de expressão, rugas e linhas finas. Em forma de U. ele afasta o rosto do travesseiro e deixa a expressão livre.

Leve e renovador
Life by Vivara lança nova fragrância Secret Garden (R$ 190): o Eau de Parfum traz um toque de frescor e um delicado aroma frutal.

Hello, sexy!
Chega ao mercado a primeira marca de sexual care: a Lubs traz três tipos de lubrificantes corporais e uma vela. Todos com embalagens sustentáveis e fórmulas veganas.