Linda na academia: dicas para cuidar da pele e do cabelo

Consultamos três experts sobre os cuidados na hora de malhar

by Carol Hungria
Foto: Arquivo Harper's Bazaar

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Nada melhor que aquela sensação de “dever cumprido” depois de suar bastante ao final do treino na academia, não é mesmo? Até porque, fora as calorias queimadas, o suor é muito importante para regular a temperatura do corpo. Porém, o contato prolongado pode desencadear queixas como acne – favorece o entupimento dos poros – e ressecamento/frizz dos cabelos, já que fica uma camada de sal nos fios depois de seco.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Veja como evitar esses problemas com experts no assunto:

Dermatologista Karla Assed
Evite maquiagem na hora da malhação. “Uma boa opção é utilizar um protetor solar, do tipo bastão e com cor que, além de proteger, oferece uma cobertura que deixa a pele mais homogênea”, indica. Os fios devem ficar longe da face, nuca e costas. “Se for prendê-los, utilize elásticos sem metal”, acrescenta a especialista. “Para fortalecer as madeixas desse e de outros agentes externos, aposte em tratamentos de terapia capilar à base de multivitamínicos e aminoácidos”, revela. Segundo a médica, eles garantem o aporte de nutrientes e ajudam a regular o pH dos fios, deixando-os mais saudáveis.

Daniela Albuquerque, hairsytlist do Jacques Janine Fashion Mall
Qual o jeito certo de usar xampu seco depois do treino? Tem que secar o suor com secador antes de aplicar? Qual a distância certa para borrifar? O xampu a seco possui muito álcool na sua composição. Misturar este produto com o suor pode ressecar os fios. O ideal é procurar um dry shampoo sem álcool ou com pouco álcool na composição. “Para avaliar o produto, veja a lista de ingredientes no verso da embalagem, se o álcool for o primeiro ingrediente, fuja!”, explica Daniela.

Se o seu cabelo estiver molhado de suor e você quiser passar um xampu a seco, é bom secar um pouco antes, pois, nesses casos, o xampu acaba não fazendo efeito, já que não é forte o suficiente para absorver o suor. Na hora de aplicar o produto, mantenha uma distância de 10 a 15 centímetros do couro cabeludo. Espere alguns minutos e escove os fios ou use uma toalha para eliminar a película branca que se forma.

Rudi Werner, hair stylist do Werner Coiffeur
Com que frequência se pode usar o xampu seco sem danificar os fios? Como remover resíduos depois? O cabelo precisa ser lavado normalmente. O uso de xampu seco é uma alternativa para os dias em que houver necessidade, pois o produto não limpa o couro cabeludo. “O xampu a seco possui amido de alumínio octenilsuccinato em sua composição e é este ingrediente que faz com que o produto obsorva a gordura capilar, melhorando a aparência, mas não limpando o couro cabeludo”, explica Werner. Caso precise usar o xampu seco, na próxima lavagem basta lavar normalmente com o xampu e condicionador de sua preferência ou, se necessário, use um xampu anti resíduo para uma limpeza mais profunda.

Leia mais:
Cinco dicas para acelerar o metabolismo no inverno
Aulas de Kore ganham studios-boutique próprios
Cindy Crawford entrega seu exercício para um abdômen perfeito