Foto: Harper´s Bazaar
Foto: Harper´s Bazaar

A indústria cosmética vê aumentar a cada dia o uso dos óleos essenciais nas fórmulas de seus produtos. Para além dos benefícios físicos, como poderes antioxidantes, os óleos vegetais em sua forma natural e orgânica proporcionam também efeitos psicológicos, já que eles podem influenciar o humor. Estudos clínicos mostram que a aromaterapia pode aliviar sintomas como ansiedade e depressão.

Inalado, usado no banho ou com difusores, o cheirinho desses óleos provoca bem estar. E é justamente na esteira do crescimento da indústria do bem estar e na busca por versões mais puras e orgânicas de tratamentos que os óleos vêm ganhando popularidade.

Em skincare, os óleos essenciais acalmam a pele, melhoram o tônus muscular e alguns têm até efeito clareador. Recentemente, um post no Facebook envolvendo o Dream Cream da Lush bombou nas redes sociais: uma mãe inglesa atribuiu ao produto, uma combinação calmante de camomila, azeite de oliva e manteiga de cacau – e óleos essenciais como o de lavanda – a cura do eczema de seu bebê, na época com 4 meses. As vendas do produto cresceram 200% desde março, quando ela publicou o post.

Por outro lado, alguns óleos essenciais podem causar sérias reações alérgicas à pele, tema que tem vindo à tona recentemente. A Lush, uma das primeiras a apostar no universo sensorial e olfativo dos óleos essenciais, acaba de lançar um livro sobre o tema. O “Livro dos Óleos Essenciais” explica, entre outros, a origem dos ingredientes, sua segurança, o processo até obtê-los e um panorama do universo da perfumaria moderna.

A relação da Lush com os óleos essenciais está na origem da marca. O famoso cheiro característico das lojas não se deve apenas ao fato de boa parte de seus produtos serem “pelados”, ou seja, livres de embalagens. O principal motivo é a grande concentração de óleos essenciais usados nos cosméticos frescos, provenientes de plantas, flores e arbustos naturais.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Bazaar selecionou alguns dos óleos essenciais mais populares e seus
benefícios. Veja abaixo:

Para aliviar o stress e a ansiedade: lavanda, limão, bergamota

Para acalmar a pele: lavanda, rosa, gerânio, ylang-ylang e patchouli.

Para melhorar o sistema imunológico: limão, eucalipto e canela

Para melhorar a digestão: camomila, erva-doce, grapefruit

Leia também:
Efeito “vampiro”: injeção de sangue é nova febre para manter-se jovem
Dermatologista de Angelina Jolie revela cuidados da atriz com a pele
Pele fresh e sombra rosa: duas tendências de maquiagem para adotar já