“A pele oleosa requer cuidados adicionais durante o verão, a fim de ter uma aparência sequinha, iluminada e saudável. Deste modo, alguns cuidados essenciais são necessários durante a estação, para evitar a oleosidade da pele nos dias quentes”, ressalta o dermatologista Alessandro Alarcão, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e sócio efetivo e conselheiro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).
Veja as dicas do expert abaixo:
Higienização da pele
Esse hábito é um dos três principais passos para manter a pele saudável e bela. E no verão, essa prática se torna ainda mais importante, em especial para quem tem pele oleosa. Com temperaturas em elevação e o clima quente, esse tipo de pele produz mais sebo, o que resulta em mais oleosidade e um aspecto brilhoso indesejado no rosto.
Sendo assim, se a limpeza da pele diária não for adequada, os poros podem ficar obstruídos, o que propicia o surgimento de acne.
Para higienizar a pele oleosa, a escolha de um produto voltado para esse tipo de pele é algo fundamental. Aposte em dermocosméticos com texturas leves, como o gel e sérum. Mas todo exagero não é bem-vindo! Portanto, a limpeza excessiva da pele pode resultar em um aumento da oleosidade. Deste modo, para evitar um efeito rebote, a pele oleosa deve ser higienizada duas vezes ao dia.
Dupla imbatível: proteção e hidratação da pele
Esses dois cuidados específicos são essenciais com a chegada do verão, para a pele permanecer saudável. É que a mudança de clima afeta diretamente a pele, podendo causar manchas, caso a exposição solar seja sem proteção, acelerar o envelhecimento cutâneo, assim como ter mais riscos de um câncer de pele.
Além disso, a pele pode ficar ressecada, chegando ao ponto de descamar. Com isso, a pele produz mais óleo, o que deixa a face com uma aparência ainda mais brilhosa.
Um protetor solar adequado para esse tipo de pele ajuda no controle da produção de sebo, já que sua composição é livre de óleos. O uso do produto deve ser diário, com reaplicação a cada duas horas.
Muitas pessoas acreditam que a exposição solar seca as espinhas, porém, o efeito rebote aparece em seguida, com maior produção de óleo pela glândula sebáceas, para evitar o ressecamento da pele. Com isso, o quadro de quem sofre com pele acneica e oleosa piora ainda mais.
Em relação à hidratação, a pele tende a ficar mais ressecada naturalmente no verão, por isso os cuidados devem ser redobrados neste sentido, para não agravar a oleosidade. Vale as mesmas dicas de produtos para higienizar a pele oleosa: dermocosméticos livres de óleos e com texturas leves, a exemplo dos séruns.
Outro produto que pode ser um grande é aliado é a água termal, rapidamente absorvida, fácil de ser aplicada e com a finalidade de hidratar a pele.
Xô, pele brilhosa!
Além da higienização, proteção e hidratação da pele oleosa, outro passo para evitar uma pele com aparência brilhosa na estação é apostar em maquiagens mais leves, a fim de não obstruir os poros. Uma dica interessante é usar protetor solar com base, que protege a pele e cobre suas imperfeições de forma concomitante. Outro produto que pode auxiliar neste sentido são os lencinhos antibrilho, pois removem o excesso de oleosidade, sem tirar outros produtos aplicado no rosto.
Assim como a exposição solar sem proteção, há outros fatores que podem propiciar que a pele fique mais oleosas na estação e devem ser evitados, como banhos quentes e comidas gordurosas. Aposte em uma dieta rica em frutas, verduras e fibras.
Pós-verão: como recuperar a pele?
Uma das apostas é a esfoliação, procedimento bastante indicado para essa finalidade, pois remove as células mortas, o que renova a pele. O ideal é procurar produtos e métodos adequados a cada tipo de pele, com a orientação de um especialista.
Não esqueça da hidratação constante, ao ingerir pelo menos dois litros de água por dia.
Máscaras faciais com ativos concentrados podem também ser uma boa alternativa, a fim de oferecer resultados profundos e prolongados, para recuperação da pele durante e pós-verão.