Obra de Antonio Canova – Foto: Divulgação

Graças à tecnologia, o número de coisas que podem ser feitas à distância durante a quarentena cresceu. Com as recomendações de isolamento social para conter a propagação do novo coronavírus, fazer passeios ou visitar lugares durante a pandemia não é uma opção, situação que tem obrigado as pessoas a procurar alternativas dentro de casa para se divertir.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Apesar da impossibilidade de sair de casa, é possível conhecer lugares novos do outro lado do oceano – basta usar a criatividade e algumas ferramentas interessantes. O Instituto Italiano de Cultura (IIC) do Rio de Janeiro tem divulgado vários museus italianos que podem ser visitados à distância, por meio de acervos digitais, exposições virtuais, passeios guiados e outras coisas.

No site do instituto, estão disponíveis publicações com links para vários museus da Itália, além de uma breve explicação acerca das exposições e dos tipos de obras que estão sendo oferecidas por cada instituição.

O Museo di Roma, um dos museus que fazem da movimentação para promover passeios à distância, disponibilizou a mostra “Canova. Eterna Beleza”, de Antonio Canova, com um vídeo mostrando detalhes da exposição, que conta com mais de 170 obras de Canova e outros artistas, dispostas em 13 seções, com o apoio de um jogo de luzes, aumentando a ambientação.

Para complementar o passeio à Itália, o IIC do Rio de Janeiro está promovendo um ciclo de ensino com programas que ensinam a culinária italiana, com receitas e dicas gravadas por chefs brasileiros e italianos, que compartilham mais sobre a arte da cozinha típica do país. Também estão à disposição do público cursos de idiomas e conteúdos relacionados à literatura italiana.

Além disso, também é possível encontrar uma grande variedade de museus por meio do projeto Google Arts & Culture, que disponibiliza passeios virtuais, imagens em alta resolução de obras de diferentes tipos que fazem parte do acerto e comentários com curiosidades e informações que deixam qualquer visita muito mais interessante.

Entre as atrações disponíveis, está a La Galleria Nazionale e o Museo Gipsoteca Antonio Canova. O próprio Museo di Roma também faz parte do projeto, sendo possível observar outras obras, tanto pinturas, quanto esculturas, que fazem parte do acervo do museu.

Por meio desse serviço, é possível conhecer a Uffizi Gallery, um dos museus mais famosos da Itália. Uma atração interessante é a visita pela galeria em 360 graus, por meio da tecnologia usada no Street View, outra ferramenta do Google. Dessa forma, é possível fazer uma espécie de caminhada pelos corredores, conhecendo diferentes partes do museu. Além disso, estão disponíveis quatro exportações online, com pinturas e comentários sobre as obras.

Com tanto conteúdo interessante e disponível, vai ficar mais difícil se sentir entediado durante os meses de isolamento social. Quando a pandemia passar, não deixe de adquirir sua passagem para conhecer os belos museus e suas importantes obras pessoalmente, aproveitando cada experiência de maneira completa.