Por Cristiane Peixoto
Paris oferece no momento uma série de exposições de moda que vão de cabelos (sim, cabelos!) à moda esportiva ao longo das décadas. Confira nosso pequeno guia:
Des Cheveux & Des Poils
Musée des Art Decoratifs – até 17 setembro 2023
Tão importante quanto as roupas e acessórios, cortes de cabelos, pelos e penteados também tiveram significado vital na história como símbolos de feminilidade, poder, virilidade e até negligência (alô alô eterna crítica aos cabelos brancos …).
Uma verdadeira viagem cultural e social através de quadros, vídeos e perucas sem falar nos modelos dos primeiros secadores e “chapinhas”.
Destaque para a seção que agrupa designers como Alexander McQueen e Martin Margiela e seus incríveis trabalhos usando cabelo como material.
Yves Saint Laurent – Formes
Décors et Oeuvres de Claudia Wieser
Musée Yves Saint Laurent Paris – até 24 janeiro 2024
Toda exuberância das formas, cores e geometrias de Yves Saint Laurent ao lado dos trabalhos da artista contemporânea alemã Claudia Wieser conhecida por suas construções geométricas inspiradas em Kandisnky e Paul Klee.
Uma visita ao studio de YSL no andar superior é um must. Lá você encontra sua mesa com seus sketches, seus livros e objetos de trabalho.
1997 Fashion Big Bang
Palais Galliera – até 16 julho
Como um bom vinho, 1997 produziu uma das melhores safras na história da moda. Pense em Margiela e sua coleção “descontruída”, o super sexy de Tom Ford na Gucci, Marc Jacobs na Louis Vuitton, Rei Kawakubo e seus corpos disformes para Comme des Garçons, o nascimento da Fendi Baguette, considerada a primeira “it Bag”, e outros tantos eventos que marcaram este final de século 20. Uma aula de história ao vivo e a cores!
La Mode en Movement
Palais Galliera – até 7 setembro 2023
Já em clima de Olimpíadas 2024, que acontecerá em Paris, a exposição traz a relação entre moda e o esporte através das décadas. São cerca de 200 peças entre roupas, acessórios, equipamentos, vídeos e objetos abordando tanto o desenvolvimento de novos materiais quanto a própria imagem e movimento do corpo. As roupas de “banho de mar” são uma atração à parte.
Azzedine Alaia, Arthur Elgort – Freedom
Fondation Azzedine Alaia – até 20 agosto 2023
Nenhum fotógrafo captou a genialidade de Alaia como Arthur Elgort. Nesta exposição da Fondation Alaia, fotos icônicas acompanham os modelos desfilados pelas também icônicas super models dos anos 80/90.
E pela primeira vez o público tem acesso, através de uma janela, ao studio de Azzedine Alaia, congelado no tempo, exatamente como ele deixou ao morrer.
A fundação ainda conta com um charmoso café e uma livraria.
La Galerie Dior
Para quem perdeu a exposição “Christian Dior; Designer of Dreams” uma boa notícia: a Dior criou um museu permanente ao lado de sua loja na Ave Montaigne.
A história da maison e de Christian Dior – desde o revolucionário New Look até as criações de Maria Grazia Chiuri passando por todos seus sucessores em várias salas agrupadas por temas.
Célébration Picasso, La Collection Prend Des Coulers
Musée Picasso Paris – até 27 outubro 2023
Não necessariamente uma exposição de moda, mas a direção artística de Paul Smith trouxe uma nova e excitante visão às obras de Picasso.
Paredes coloridas, listradas e até forradas com papel unem moda, design e arte.
Por mais parcerias como esta!