Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Por Igor Zahir*

Quem estuda, trabalha, ou simplesmente é louco pelo mercado de vinhos sabe o quanto filmes e séries são bem-vindos. Primeiro porque nem todo mundo tem condições de estar em Napa Valley ou na Borgonha o ano inteiro. Segundo porque uma boa dose de cultura e aprendizado nunca é demais. Terceiro porque, claro, é um ótimo pretexto para abrir aquela garrafa, se jogar no sofá e apreciar os filmes como se não houvesse amanhã. Confira a lista feita por Bazaar.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Foto: Reprodução/YouTube
Foto: Reprodução/YouTube

Somm
Um dos mais tradicionais para quem opta pelo conhecido (e duro) caminho até se tornar Master Sommelier. O cargo máximo da profissão requer nível de estudo enciclopédico, incontáveis degustações e anos de preparo árduo. Neste filme, acompanhamos quatro sommelier se empenhando até o teste da “Corte”, como eles chamam a comissão julgadora do certificado. Além de entendermos como são os bastidores da prova, ficamos naquela expectativa para saber quem foi (ou não) aprovado.

Foto: Reprodução/YouTube
Foto: Reprodução/YouTube

Somm: Dentro da Garrafa
A segunda parte do documentário foca no mundo dos vinicultores durante o processo de plantação, colheita e fermentação, com seus desafios, dores e delícias. Aqui, os sommeliers aparecem dando suas opiniões, assim como jornalistas, críticos e outros profissionais de enologia. A fotografia, atributo forte do filme, faz a gente sentir vontade de pegar o primeiro voo para lugares como Hermitage e Alsácia.

Foto: Reprodução/YouTube
Foto: Reprodução/YouTube

Sour grapes
Para quem acha que só no mundo da moda acontecem alguns escândalos de cair o queixo, esse é o documentário certo! Fala sobre o fraudador Rudy Kurniawan, colecionador indonésio conhecido como dono da “indiscutivelmente maior adega da Terra”, que protagonizou o maior caso da história da falsificação de vinhos. Ao enganar as melhores casas de leilões, foi obrigado a pagar US$ 28,4 milhões às suas vítimas e pegou 10 anos de prisão.

Foto: Reprodução/YouTube
Foto: Reprodução/YouTube

Decanted
Sonho de consumo dos wine lovers, Napa Valley é retratada aqui pela visão dos produtores de vinho locais. Eles contam como sobreviveram aos efeitos da Lei Seca nos Estados Unidos e como transformaram aquela região da Califórnia em sinônimo de estilo de vida.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um Ano em Champagne
A deslumbrante província francesa é cenário para a lendária importadora Martine Saunir contar como vivem os produtores de espumantes. Profissionais envolvidos em todas as etapas da fabricação são escutados, assim como grandes empresários e adoradores que acompanham as vinícolas durante o ano inteiro.

*Igor Zahir é winehunter e lifestyle influencer

Leia mais:
Conheça o novo hotel Fasano em Salvador
Quatro lugares para sair do trivial no almoço em São Paulo
Hype Bazaar: três bares descolados para conhecer em São Paulo