Capadócia vai muito além dos balões

Cidades subterrâneas, cavernas e muito mais que você precisa conhecer na Turquia

by redação bazaar
As moradias esculpidas em pedras são incríveis - Foto: Isabela Bettamio

As moradias esculpidas em pedras são incríveis – Foto: Isabela Bettamio

Por Isabela Bettamio

A Capadócia tem se destacado nas mídias sociais pelo visual deslumbrante do famoso passeio de balão, mas, além disso, esta linda região tem muito a oferecer.

O passeio de balão é imperdível. A vista é única e são cerca de 150 balões voando por dia entre os horários das 6h às 8h, em regiões próximas que tornam o nascer do sol ainda mais maravilhoso. O passeio dura entre 40 minutos e uma hora. Eles sobem e descem no céu, dando a oportunidade de ver as nuances das formações rochosas milenares de pertinho.

A Capadócia foi uma importante área de cruzamento de rotas comerciais, por estar no meio da região oriental e cidades litorâneas de Izmir, Pamukale e Éfesos. Este percurso foi usado para o transporte de mercadoria e especiarias do Oriente para o Ocidente, portanto, muita história foi acumulada.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Chaminés de Fadas - Foto: Isabela Bettamio

Chaminés de Fadas – Foto: Isabela Bettamio

A região fica em cima de placas tectônicas, que causaram a erupção de vulcões criando formações rochosas. Estas foram escavadas pelos antigos moradores, criando cavernas que foram utilizadas como moradias, escolas e igrejas em função das grandes oscilações de temperatura na região – a temperatura é deliciosa dentro das cavernas.

É incrível como, apesar da Turquia ser um pais Islâmico, foram mantidos dentro destas cavernas os desenhos antigos de Cristo e seus ensinamentos. Parte destes achados antigos foram transformados em museu a céu aberto.

Isabela no passeio de balões - Foto: Isabela Bettamio

Isabela no passeio de balões – Foto: Isabela Bettamio

Outras formações rochosas que foram mais desgastadas pelo vento criaram formas diferenciadas, chamadas de Chaminés de Fadas. Este passeio é uma experiência enriquecedora para quem curte a natureza.

Porém, o mais incrível é a visita às cidades subterrâneas – já foram descobertas quase 40 delas. Estas cidades têm cerca de 18 a 20 andares subterrâneos, com sistema de túneis e ventilação que permite uma temperatura de até 15ºC durante qualquer estação do ano. Elas foram construídas durante as invasões dos Turcos e das cruzadas, para que a população conseguisse se esconder e sobreviver aos ataques dos inimigos.

O passeio de balões acontece pelas manhãs - Foto: Isabela Bettamio

O passeio de balões acontece pelas manhãs – Foto: Isabela Bettamio

E para aqueles que procuram um pouco de arte, a dica é ficar de olho na cerâmica do país. A Turquia é conhecida pelo trabalho neste segmento, tudo feito à mão. A beleza do trabalho artesanal feito por estes artistas foi passado de geração em geração, e vale conhecer!

Leia mais:
Sete dicas de Bruna Cardoso para conhecer em Mykonos
Bulgari Hotel apresenta novo endereço em Xangai
Ibiza: ilha do Mediterrâneo tem luxo, moda e lazer