Por Fernanda Fehring
A primeira vez que fui ao Txai, meu filho mais velho tinha um ano de idade. Mergulhamos muito com ele, um bebê carequinha e lindo de morrer, naquele mar delicioso de uma das praias mais deslumbrantes do Brasil. Esse “bebê” agora faz faculdade na Holanda – morre de saudades do Brasil – e se emocionou quando soube que eu havia recebido um convite para visitar o Txai.
E foi com grande alegria que voltei a esse hotel delicioso e pude constatar que o Txai continua lindo de morrer e que nada mudou no hotel que foi um dos pioneiros no país da hotelaria de “luxo com pé descalço” – e formou uma legião de fãs e apaixonados desde sua abertura.
O hotel segue sendo um dos hotéis mais queridos do País, com o mesmo charme, conforto e ótimo serviço de quando apareceu no cenário hoteleiro brasileiro como ‘o’ hotel na Bahia – e botou Itacaré no mapa dos destinos imperdíveis no país. E isso não é pouco em se tratando de um território com belezas naturais e destinos incríveis como o nosso Brasil.
Localização
Parte do selo Relais et Châteaux, o hotel fica dentro de uma propriedade de cem hectares de Mata Atlântica nativa. A área, uma antiga fazenda de coco, fica localizada de frente para a praia de Itacarezinho, a 15 quilômetros de Itacaré e que faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Itacaré – Serra Grande.
O local fica em uma região conhecida como Costa do Cacau e está em uma faixa de clima tropical com temperatura média de 27 graus Celsius – e o clima permanece agradável o ano inteiro, mesmo no verão quando uma brisa fresca vem constantemente do mar. A área é deslumbrante e a única parte do litoral baiano com a presença de costões rochosos e enseadas com pequenas prainhas de areia fina e beleza rara. A água do mar é verde esmeralda e também mantém uma temperatura agradável durante todo o ano, simplesmente perfeita para mergulhar.
A praia na frente do hotel é semideserta e de uma beleza paradisíaca, com areia branca e coqueiros que dançam no ritmo da suave brisa baiana. Se a Bahia é um estado apaixonante, Itacaré contribui e muito para isso.
O hotel
O hotel é dividido em várias construções espalhadas pelo lindo terreno repleto de coqueiros e tem uma das piscinas mais lindas do Brasil – o cartão postal do Txai – com localização de tirar o fôlego. O spa é igualmente lindo, com vista suspensa para o mar e para a praia. Há duas áreas de estar, a sul e a norte, decoradas com extremo bom gosto. E existe também uma lojinha pra lá de charmosa, cheia de lindos produtos para usar na praia.
Para os esportistas, há uma academia, uma quadra de vôlei de praia e quadras de tênis cercadas pelo coqueiral. E também quilômetros de praia de areia fofa que convidam a uma bela corrida perto dos coqueiros. Mais a cara da Bahia impossível.
Acomodações
As acomodações são divididas entre apartamentos, residências e bangalôs – estes últimos construídos em deques de madeira suspensos, com varandas privativas. Os quartos são confortáveis e de bom gosto, com camas de dossel com mosquiteiros que dão “aquele” ar romântico que tanto amamos.
Todos os quartos contam com TVs, máquinas de café e minibar, wifi e ar-condicionado. Os banheiros são um show à parte, enormes e com ótimos chuveiros externos. Os amenities são da marca francesa L’Occitane.
Gastronomia
A gastronomia do hotel é excelente e apresenta a deliciosa culinária local (existe nesse mundo quem não goste de comida baiana?) e também pratos contemporâneos bem elaborados e muito saborosos. Vale destacar o serviço atencioso, gentil e superprofissional por parte de todos os colaboradores de A&B (alimentos e bebidas) do hotel. Simplesmente nota dez!
Há dois ambientes gastronômicos, o restaurante Orixás e o restaurante Praia, e também um serviço de piscina e praia, que apresenta ótima carta de beliscos, além de ótimos drinks. O destaque absoluto de tudo o que provei por lá vai para o divino bobó de camarão e os pastéis de moqueca e de bobó – de comer rezando!
Experiências
No quesito experiências, o hotel tem atividades para todos os gostos. Para quem ama passeios pela natureza, como eu, a Casa de Passeios do Txai conta com guias treinados e equipados para ajudar os hóspedes a explorarem a região. Trilhas na praia e uma visita de lancha à belíssima Baía de Camamu são ótimas pedidas.
A baía é repleta de ilhas, praias, florestas e manguezais muito bem preservados – e é o local perfeito para quem ama atividades no mar. O roteiro da região inclui ainda uma visita à maravilhosa cachoeira do Tremembé, que deságua no mar.
Visitar a Fazenda Vila Rosa é uma boa opção para quem gosta de roteiros culturais e gastronômicos, já que a fazenda é referência em plantio e colheita de cacau. No passado, a região Costa do Cacau se destacou como polo de produção do mesmo e durante o tour à fazenda é possível saborear o cacau direto do pé e visitar a fábrica de chocolates da fazenda, a Vila Rosa. Com direito à degustação, é claro.
O Spa Shamash
O spa do Txai é um dos grandes trunfos do hotel. Em um lindo espaço no topo de uma colina e com vista limpa para a praia, o local oferece práticas do Ritual Shamash, que têm como foco o equilíbrio do corpo e da mente. As técnicas milenares disponíveis incluem Watsu, Shirodhara, ioga (aula individual), banhos de purificação e banho de Ibeji.
Dentre os tratamentos estéticos, o Spa Shamash oferece drenagem linfática, máscaras corporais e faciais, limpeza de pele e spa dos pés e das mãos. Mas se o objetivo for aliviar tensões, atingir bem-estar e renovar os ânimos, as opções disponíveis incluem massagens ayurvédica, Tui Ná e shamash.
Em minha estadia por lá, fiz uma massagem relaxante espetacular naquela que talvez seja a sala de tratamento com o visual mais lindo da Bahia.
Projetos sociais
O Txai é mais um hotel brasileiro na lista das propriedades nacionais que praticam o turismo regenerativo, aquele que tem como conceito deixar o lugar melhor do que o turista encontrou. E em se tratando de práticas de sustentabilidade, o hotel oferece a seus colaboradores aulas e palestras com temas como reciclagem, compostagem, tratamento de água e biodiversidade. E o time do hotel ministra também aulas de boas práticas socioambientais para alunos de escolas públicas locais e núcleos educacionais da região. O objetivo é incentivar as novas gerações a terem uma consciência ambiental e aprenderem a proteger a natureza e o nosso planeta.
Por fim, o Txai Itacaré incentiva seus visitantes a fazerem passeios educativos pela região e conhecerem a realidade local. A ideia aqui é que os hóspedes ganhem consciência e colaborem com melhorias e o desenvolvimento das comunidades locais.
Ah Txai… se todos fossem iguais a você…
Txai Itacaré
Rodovia BA001 – KM 48,
Itacaré, Bahia
www.txairesorts.com
@txairesorts
@fernandafehring é formada em Hotelaria, Gastronomia e Turismo pela Universidade de Surrey, na Inglaterra, e em Cozinha pela École Le Cordon Bleu, de Paris. Foi expatriada por 18 anos, morando em países como Inglaterra, Alemanha, China, França e África do Sul. Mas é no Rio de Janeiro que Fernanda se sente mais feliz. Formada pela McQueens de Londres, Fernanda teve um ateliê de flores durante seis anos no Rio. Trabalha atualmente como curadora de viagens e colunista, e sua grande paixão são as viagens de natureza e de isolamento. País preferido no mundo? África do Sul. Viagem dos sonhos? Alasca.