Busca Home Bazaar Brasil

Pousada Literária é o hotspot da Flip

De 10 a 14 de julho, a 17ª edição do evento atrai a turma da cultura e da arte

by Antonella Salem
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O discreto portão cinza na histórica Rua do Comércio poderia passar despercebido. Ao entrar, o muro de pedras irregulares, a vegetação tropical e a sala minimalista dão uma ideia do que se vai encontrar. Antigo Hotel Coxixo, a Pousada Literária tem infra perfeita, serviço atencioso e look contemporâneo assinado pela Jacobsen Arquitetura, priorizando materiais naturais, como madeira certificada, tala de dendê e sapê.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Não por acaso, costuma ser palco de eventos badalados todo ano durante a Flip e atrai hóspedes ligados em conforto e literatura. Na suíte, surpresa: é possível customizar a seleção de livros que irão ocupar as prateleiras, escolhidos entre o acervo de dois mil títulos.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O café da manhã é servido a hora que quiser e onde quiser. Pode ser na sala, à beira da piscina aquecida ou na biblioteca. A melhor pedida: waffle de pão de queijo, que vem quentinho, e suco do dia, feito com as frutas mais frescas.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Aos gourmets, o Restaurante Quinta das Letras arrasa com sua cozinha sofisticada, com ingredientes orgânicos colhidos na Fazenda Bananal, propriedade na região sob gestão dos mesmos donos da pousada. Recém-aberta à visitação, a fazenda dá uma aula de desenvolvimento sustentável e permite ao visitante escolher o tipo de tour que mais tem a sua cara, seja plantar orgânicos ou observar aves.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Outro programa imperdível é navegar pela Baía de Paraty em um dos barcos da frota própria da pousada. O embarque é exclusivo, na Marina Farol de Paraty, e o roteiro, montado sob medida. Snorkelling na Ilha Comprida, Ponta da Escalvada para ver o cultivo de algas e almoço em uma praia deserta? Se o tempo estiver bom, tem de ir ao Saco do Mamanguá, um fiorde espetacular.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na volta, cai bem uma massagem no Spa Poesia, que tem um barzinho de essências e ervas. Na hora do check-out, você leva de lembrança uma sacola com a colheita do dia.

Bazaar indica em Paraty
Sorveteria Miracolo. Nova em Paraty. Vale provar a casquinha feita na hora.
Restaurantes Banana da Terra, tradicionalíssimo. Peça a moqueca vegana.
Vale a ida à Fazenda Bananal para almoçar no charmoso restaurante farm-to-table e provar o delicioso omelete verde.
Para massas e pizzas, Punto di Vino, que também serve peixes e frutos do mar superfrescos.
E vale o day trip ao Le Gite de Indaiatuba, para a dobradinha comida francesa e banho de cachoeira.
Ateliês Cerâmica Lulu Silva Telles, Ateliê Patricia Sada (trabalhos em madeira) e Ateliê Marcio Franco (arte contemporânea).


Leia mais:
Flip: “É uma vitória gigante”, diz autora israelense
Livraria da Gucci é programa obrigatório em Nova York
#TheList: 6 livros que abordam o empoderamento feminino