
Taquicardia, sudorese, tremores, fadiga e hiperventilação: esses são alguns dos sintomas físicos provocados pela ansiedade. Geralmente, quando pessoas estão ansiosas, optam por trabalhar a respiração, tentam se acalmar de alguma forma ou fazem terapia.
Outras optam por comer o que gostam como um “conforto” por estar passando por aquele momento de tensão.
Pensando nisso, a nutricionista do São Cristóvão Saúde Cintya Bassi, listou alimentos de diversas categorias que ajudam no combate aos sentimentos de irritabilidade.
Acelga e espinafre
São dois exemplos de alimentos ricos em magnésio, o que estimula no cérebro a sensação de tranquilidade.
Alface
A folha possui uma substância chamada lactucina, com ação calmante, e ácido fólico, vitamina cuja deficiência se associa à depressão.
Banana
Essa fruta tem alto teor de triptofano, que também ajuda na produção de serotonina, portanto, contribui para reduzir sintomas de depressão e ansiedade.
Fibras
Para manter em ordem os níveis de serotonina, hormônio ligado ao prazer, é importante que o intestino funcione bem – para isso, consuma fibras como alimentos integrais, farelo de aveia, linhaça, semente de abóbora, entre outros, e beba água.
Especiarias
O gengibre, é um alimento antioxidante, portanto, reduz os níveis de cortisol combatendo a ansiedade.
Jabuticaba e uva
São fontes de vitaminas do complexo B, necessárias para o funcionamento adequado do sistema nervoso.
Lentilha, feijões e aspargos
Alimentos ricos em ácido fólico atuam no sistema nervoso e ajudam a evitar a depressão colaborando para a produção de serotonina no cérebro.
Probióticos
Alimentos como iogurtes e vegetais em conserva são ricos em probióticos, que melhoram a saúde do intestino e reduzem a ansiedade.
Chocolate
Com o teor de cacau deve ser acima de 70%. Já que o cacau possui substâncias semelhantes a anandamida – neurotransmissor conhecido como “substância da felicidade” que atua em áreas que regulam o humor.
Vilões
Há também aqueles alimentos que são vilões para quem sofre de ansiedade. “É o caso dos energéticos, cafeína, chocolate ao leite, bebidas alcoólicas, refrigerantes, salsichas e outros embutidos, excesso de açúcar e gorduras no geral. Outra dica de alimento para os ansiosos reduzirem o consumo é a carne vermelha, que contém tirosina, responsável pela produção de adrenalina.”, explica a nutricionista.