Foto: Arquivo Harper's Bazaar
Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

A Pantone anuncia nesta quinta-feira (05.12) a cor do ano 2020: a Classic Blue, que indica confiança e confiabilidade. É um tom encontrado na natureza. “É isso que tem o efeito mais profundo em nossa psique. De uma perspectiva internacional, pessoas de todo o mundo têm o mesmo tipo de reação ao tom, com base nos testes que fizemos em outros países. Aquele azul escuro da meia-noite fala do dia que termina, um tempo para procurar refúgio, para procurar silêncio. Essa é uma das principais razões pelas quais as pessoas atribuem esse sentimento de estabilidade e constância à cor. Todos os dias temos um ciclo de 24 horas. Sabemos que ficará mais claro de manhã e, gradualmente, levando ao escurecer à noite”, declara Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute.

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A influência psicológica da cor no cotidiano das pessoas é inegável, de acordo com Leatrice. A sinestesia – processo em que um dos cinco sentidos pode desencadear involuntariamente uma reação em outro dos sentidos – é essencial para a cor. “Algumas pessoas chamam isso de uma condição para poder provar algo e ver uma cor surgir em sua cabeça. Eu não. Eu acho que é uma coisa incrível de se ter. Houve muito mais atenção à sinestesia no último ano”, diz Leatrice. “Alguns antropólogos sociais dizem que é necessário para a sobrevivência.”

Provas da força do Classic Blue podem ser encontrados cada vez mais nas indústrias automotiva e digital, que estão desenvolvendo mais produtos nesse tom, conta a expert. Mesmo do ponto de vista do bem-estar, os cientistas que lidam com alimentos incentivam os consumidores a comer mais mirtilos e outros alimentos de cor azul, por conta dos benefícios das antocianinas, que são um tipo de flavonóide com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.

Pela primeira vez, o tom de destaque do ano foi interpretado com uma abordagem multissensorial. Assim como as marcas reconhecem que o visual não é suficiente para atrair os compradores, a Pantone está apresentando uma experiência mais imersiva. A abordagem de visão, som, cheiro, sabor e textura é uma novidade para o Pantone Color Institute, que visa levar seu público global a um relacionamento mais rico e gratificante com a cor.

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