Por Roberta Lowndes
Thanksgiving Day… Gosto muito desta comemoração. Dia de agradecer a boa colheita.
Em algum momento histórico na América do Norte a colheita, literalmente. O que acaba por justificar um delicioso jantar com os produtos da estação que simbolizam a primeira colheita no novo mundo: abobora, milho, vagem, cenoura, cranberry, batata e o famoso peru, ave nativa americana.
Em casa fazemos um prato especial com cada um destes ingredientes, uma forma de honrar e celebrar os frutos da terra que nos alimentam.
Adoro a simbologia da alegria da colheita farta, da prosperidade da mesa e da alma.
Todo ano a data vem com grande alegria na minha casa, aquela memória afetiva do cheiro da cozinha em dia de festa e felicidade do lar cheio.
São dias de preparo: as compras, a arrumação da casa, o fogão.
Os aromas da cozinham vão perfumado a casa em uma contagem regressiva. Primeiro os doces, o cheiro do caramelo, o perfume da canela fervendo no leite, as especiarias do bolo de nozes e a doçura da baba de moça.
Depois o recheio do peru com um bom caldo e castanhas portuguesas, esse é um segredo de família.
Aos poucos chega o grande dia e tudo se perfuma do delicioso cheiro do peru assando e da finalização dos pratos.
A alma já levitando, veio sendo embalada no colo por dias nutrindo os sentidos.
A melhor comida é a comida de mãe, comida da nossa casa que alimenta o espírito. Comida de alma, a receita está na tradição de cada família e o que acaricia nosso ser.
Mas vou dar algumas dicas, independentemente de qual seja “A” receita e tradição do peru da sua casa.
Para o peru fica bem molhadinho coloque, pedaços de manteiga por dentro da pele da ave, entre o peito e sobre as coxas, com muito cuidado para não rasgar. Em seguida, embrulhe o peru hermeticamente em papel de alumínio. Não feche a assadeira, enrole o peru mesmo, bem embrulhado, e asse no forno de 220 graus por 40 minutos para um peru pequeno, 60 minutos para um peru médio de 8kg e 90 minutos para um peru grande de 14kg. Depois, abra, retire o papel, coloque seu molho de família, regue assando no forno de 180 graus até dourar.
Já posso sentir o perfume! Happy Thanksgiving Day!
Leia mais:
Receita: frango com purê de cenoura nada boring
Sete endereços clássicos de São Paulo para comer x-egg