Foto: Pixabay

Por Renata Gualdi

Por conta do isolamento social necessário neste momento, empresas de pequeno, médio e grande porte decidiram adotar temporariamente o sistema de home office como alternativa para enfrentar a crise sanitária mundial.

Embora o esquema de trabalhar em casa já era sendo adotado por muitas empresas mundo afora, principalmente entre as startups, muitas corporações e seus funcionários foram pegos de surpresa com essa mudança de padrão repentina, e estão se adaptando à uma nova rotina de trabalho.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

E você? Está preparado para atender ao novo padrão de trabalho adotado por sua empresa? Se está preocupado pensando em como conciliar a sua rotina doméstica, filhos e trabalho no mesmo ambiente, a dica é: muita calma nessa hora. As palavras de ordem em um momento como esse são: disciplina, foco, equilíbrio e empatia.

A primeira coisa a fazer é escolher em sua casa um espaço que possa ser usado como escritório temporário. Este lugar fixo ajuda a manter o foco e a concentração durante as horas em que estiver trabalhando. Cuide para que este espaço tenha uma iluminação adequada e, se quiser, pode até optar por um som ambiente agradável e suave para estimular a sua criatividade.

Outro ponto fundamental é manter a sua rotina como se estivesse saindo de casa para trabalhar. Acorde, tome seu café e tire o pijama. Não precisa se arrumar como se fosse para o escritório, mas esteja preparado para reuniões virtuais.

Não se esqueça de que, durante o período em que estiver trabalhando em home office, é fundamental criar o seu horário de expediente de acordo com as exigências da empresa, e se for necessário, tente negociar uma flexibilidade maior de horários.

Para ajudar você a se organizar melhor e minimizar momentos de estresse que possam surgir com essa nova condição de trabalho, fique atento a essas dicas de Rachel Jordan, consultora de imagem e comportamento profissional.

Empatia

Não se esqueça de que todos estão passando por uma situação nova. Se coloque no lugar de seu gestor, ou do colega de trabalho, que pode estar passando por dificuldades para executar tarefas com uma pessoa infectada em casa. Seja proativo, colabore, dê ideias e apresente soluções.

Planejamento

Estabeleça suas metas diárias de entrega de tarefas e tente cumpri-las. Para isso, faça uma lista de prioridades. Saiba distinguir o que deve ser resolvido imediatamente e o que pode ser feito mais tarde. Não se esqueça de que todas as tarefas são importantes e devem ser cumpridas.

Descanso

Procure encaixar na sua nova rotina os momentos de descanso. Respeite os horários estabelecidos para trabalhar e se proporcione breves momentos de descanso para se desconectar. Levante da mesa, caminhe um pouco pela casa, beba um café ou água. Essa medida sem dúvida ajudará a manter a sua produtividade em alta.

Escuta ativa

Esteja aberto a ouvir o que seu gestor ou colega de trabalho está dizendo. Não tente supor o que eles possam estar pensando. Numa relação de trabalho feita nessas bases é preciso saber o momento de falar e de ouvir para evitar ruídos desnecessários.

Humanize o trabalho

Troque experiências, fale de suas dificuldades, ajude o outro, mande foto para seus colegas do seu local de trabalho e da sua hora de almoço. Dessa forma, o trabalho ficará menos solitário e mais prazeroso.