Talk “Corpo positivo: A Desconstrução de Padrões”
| Foto: Rodrigo Moraes

Na quarta mesa do evento Incrível em qualquer idade – uma plataforma da Harper’s Bazaar, que celebra e convida mulheres de todas as áreas e idades, a empresária Ju Ferraz reuniu um time especial para um debate inspirador sobre o conceito de body positive e o importante processo de auto aceitação. Na ocasião, nomes como: a modelo Rita Carreira, Angélica Silva, Alexandra Gurgel, Amanda Souza, Dani Rudz e a psicanalista Manuela Xavier, participaram do painel na última quinta-feira (19), em São Paulo

A discussão intitulada “Corpo Positivo: A Desconstrução de Padrões” abordou diversos temas relevantes, incluindo a desconstrução de padrões estéticos, a valorização da moda plural, a prática do auto amor e do autocuidado. Durante o debate animado e esclarecedor, os participantes compartilharam experiências pessoais e insights valiosos sobre a importância de abraçar a diversidade corporal, promovendo assim a liberdade feminina e a valorização da autenticidade. 

“Acho que não tem como falar de autoamor e auto aceitação sem autoconhecimento. Somos pessoas múltiplas, precisamos também ver mulheres fora do padrão em todos os espaços. Não somos o nosso corpo, o nosso corpo nos compõe. É um exercício muito difícil de se olhar no espelho, e transpor a imagem pois aquele corpo eu não escolhi e isso distancia do que quero ser e o que posso ser”, disse Manuela Xavier durante a conversa.

O evento destacou também a necessidade premente de mudar as narrativas culturais e as pressões sociais em torno da aparência, incentivando um ambiente de aceitação e empoderamento: “Isso não é um convite para ser gorda. Médicos já fizeram estudos sobre como a genética pode afetar seu peso, tem pessoas que simplesmente tem a propensão científica para isso. Ser mulher nos coloca num lugar de opressão ao nascer, nós falamos de gordofobia aqui, mas quem aqui não sofreu pressão estética? O problema é que existe um culto à magreza na nossa sociedade, que cria que as pessoas fora do padrão são o vilão da história”, comenta Dani Rudz.

Durante a conversa, foram discutidos alguns tópicos sobre as redes sociais, principalmente o de tentar encaixar pessoas plus size separados de seus próprios nichos: “O meu foco nunca foi meu corpo nas redes, quero que as pessoas me reconheçam por ser uma maquiadora incrível. Gorda eu sou, é só me olhar. E criando tendências e com maestria no que faço”, comenta a maquiadora Angélica Silva. Sobre as mudanças vindas, como o movimento Corpo Livre, que nasceram dentro do espaço contínuo de auto aceitação, a autora e influenciadora Alexandra Gurgel chegou a comentar: “O mundo mudou muito, e fizemos parte disso”. 

Talk “Corpo positivo: A Desconstrução de Padrões” | Foto: Rodrigo Moraes

Em contrapartida, Amanda Souza lembrou da última temporada dos desfiles que aconteceram em setembro desde ano. “A moda está andando hoje, mas também percebi que decidimos retroceder na última semana de moda, corpos plus size eram menos de 0,6% dos desfiles internacionais na última temporada. Em cada lugar que chego, cada vez que avanço, me vejo dando passos para trás – como alguém puxando a corda, mas ela é muito mais grossa do outro lado”, refletiu. A discussão serviu como um lembrete poderoso de que a verdadeira beleza reside na individualidade e na aceitação incondicional de si mesmo. Ao terminar o talk a mediadora Ju Ferraz fechou com a seguinte frase: “Queria resumir esse painel em uma palavra: liberdade. Liberdade por escolha”. 

Talk “Corpo positivo: A Desconstrução de Padrões”
| Foto: Rodrigo Moraes

Ao final, Dani Rudz e Angélica Silva debateram sobre quais falas ou ações consideram de extrema importância para a liberdade feminina. Segundo elas, autoamor e autocuidado são essenciais para enfrentar o mundo. Veja a entrevista completa no vídeo abaixo! A segunda edição do evento Incrível em Qualquer Idade conta com apoio do perfume Gaultier Divine, de Jean Paul Gaultier fragrances, Idea!Zarvos, VYDENCE Medical e Evino. (Aprecie com moderação. Não compartilhe com menores de 18 anos.)