Moules a la Creme, do Le Vin Bistro - Foto: Tadeu Brunelli/Divulgação
Moules a la Creme, do Le Vin Bistro – Foto: Tadeu Brunelli/Divulgação

O moules et frites é uma escolha bastante popular da gastronomia belga. Lá, todo mundo conhece as grandes panelas fumegantes carregadas de mexilhões cobertos com molho de vinho branco e regadas com ervas e vegetais frescos. Além dos ingredientes óbvios, pratos nacionais geralmente carregam história.

Os mexilhões são muito populares e muito consumidos em toda a Bélgica. A exemplo da batata frita, o moules et frites já enfrentou uma disputa de nacionalidade entre Bélgica e França. Para resolver a questão, historiadores entraram na briga e resolveram o impasse ao apresentar um manuscrito flamengo de 1781, que conta a história do prato.  Os mexilhões eram preparados em casas belgas, especialmente durante o inverno, quando faltava peixe. Abundante ao longo das costas do Mar do Norte, os mexilhões eram uma alternativa barata e, por isso, rapidamente foram adotados pelas famílias belgas. O martelo foi batido: o prato é belga.

JÁ SEGUE O INSTAGRAM DA BAZAAR? CLIQUE AQUI

 

Profiteroles com calda de chocolate belga, do Le Vin Bistro - Foto: Divulgação
Profiteroles com calda de chocolate belga, do Le Vin Bistro – Foto: Divulgação

Resolvida a causa, vamos ao que interessa. Nesta sexta, a seleção brasileira joga contra a Bélgica por uma vaga nas quartas de final da Copa do Mundo. A Bazaar teve a ideia de literalmente devorar a Bélgica durante o jogo. A dica é comer os deliciosos moules et frites, do Le Vin Bistro. Na sequência, deguste o profiteroles com calda de chocolate belga, para ampliarmos a sensação de poder sobre o nosso temido, pero no mucho, adversário. Goede Eetlust! Bon Appétit! Guten Appetit!

Le Vin Jardins – Alameda Tietê, 184, tel. : (11) 3181-9110.
Le Vin Itam – Rua Paes de Araujo, 137; tel.: (11) 3168-3037.
Le Vin Morumbi Shopping – Avenida Roque Petroni Jr., 1088; tel.: (11) 5183.2982.

MAIS:

Aprenda a fazer um drink picante que leva pimenta jalapeño
Saiba como harmonizar vinho com comidas típicas da festa junina
Aprenda receita de drink exclusivo do nail bar de Christian Louboutin