Balenciaga, inverno 2023 – Foto: Reprodução/WWD

O desfile da Balenciaga ser um dos mais aguardados da semana de moda de Paris seria um eufemismo. A apresentação, de fato, era uma das mais esperadas de toda a temporada e aconteceu alguns meses depois do escândalo em que a marca e seu diretor-criativo, Demna, se envolveram no fim do ano passado.

O clima do evento foi dividido. Enquanto alguns estavam ansiosos para mais um capítulo do cancelamento da marca e do estilista, outros estavam investidos na redenção. O fim da show não trouxe uma resolução unânime e a coleção seguiu no estilo que fashionistas já estão acostumados a ver nas passarelas da casa: 54 visuais prontos para tomar as ruas, com ombros estruturados e uma assinatura “très Balenciaga”.

Sobre a coleção, Demna explicou que buscou nas memórias de infância a raiz de sua paixão pela moda, uma indústria que, para ele, se tornou mais sobre entretenimento e menos sobre a confecção de roupas. O comentário também foi alvo de críticas, já que o estilista se tornou responsável por transformar suas próprias passarelas, campanhas e produtos nos assuntos mais midiáticos da moda desde que assumiu a direção da marca em 2015.

Para quem ainda ficou confuso com o fim da apresentação, resta esperar as próximas temporadas para acompanhar o mais do futuro pós-polêmica da Balenciaga.

A polêmica

No começo de novembro de 2022, a Balenciaga divulgou a campanha “Gift Shop” para apresentar sua linha de presentes de fim de ano, composta de alguns acessórios e objetos para casa. Em algumas das fotos, crianças apareceram segurando ursinhos de pelúcias com looks bondage, para ambientar os lançamentos. Não demorou para acusarem a label de sexualizar menores de idade.

Veja looks selecionados do inverno 2023 na galeria: