Dendezeiro na Casa de Criadores – Foto: Divulgação

A sexta-feira (30.07) marcou o último dia de apresentações virtuais da 48ª edição da semana paulistana de moda Casa de Criadores. Veja as 10 coisas que amamos dos shows, por ordem alfabética de marcas:

1. O utilitário

Dendezeiro na Casa de Criadores – Foto: Divulgação

Bolsos mil e amarrações: o utilitário já é marca registrada da Dendezeiro, que apresentou ótimas calças e macacões nesta temporada. A coleção também apresenta novo braço comercial da marca, Dendezeiro Tropical, que faz a fusão dos estilos streetwear e beachwear formando um conceito chamado pela grife de Street Swim.

2. A cor

Dendezeiro na Casa de Criadores – Foto: Divulgação

“Cor da Pele” é o nome da coleção da Dendezeiro, abordando diferentes tipos de pele de pessoas negras e indígenas e algumas especificidades como o vitiligo, as sardas, pessoas albinas e peles com estrias como forma de desmistificar conceitos racistas acerca destas tonalidades. O resultado é uma bela cartela de cores que inclui os marrons, beges e off-whites.

3. A alfaiataria

Leandro Castro na Casa de Criadores – Foto: Divulgação

Com uma coleção intera em dois tons de branco, Leandro Castro apresentou peças elegantes de alfaiataria de sarja com algodão 100% nacional.

4. A androgenia

Leandro Castro na Casa de Criadores – Foto: Divulgação

Leandro Castro aposta em uma modelagem andrógena, retangulares, que primam pela baixa geração de resíduo têxtil. Para vestir a todos!

5. O mood

Rafael Cardoso na Casa de Criadores – Foto: Divulgação

Sim, estamos todos com vontade de dançar! E Rafael Caetano resgatou o clima dos anos 1980 em uma apresentação embalada ao som da canção “Veneno Pa Tu Piel”, de Cristina “La Veneno”, que nos deu saudade das festas em que bombavam os Menudos. Um mood nostálgico para acalentar o coração. Assista:

6. A poesia

Reif.Life na Casa de Criadores – Foto: Divulgação

Como formato de apresentação, a Reif.Life fez um fanzine que será impresso, fazendo uma ode à presença física e ao toque. Para o “Fanzine 01”, a marca colaborou com os artistas Adriano Costa, NIKKIRIA e os poetas Ricardo Domeneck, PAJU (Bruno Mendonça, Felipe Caprestano e João Paes), Fernando Casablancas, Sophia Le Fraga, Danielle N Calhoun, Aris – Justine Kirby e Rami Karim com curadoria de Richard Kennedy e Marcelo Alcaide. Assista tudo no vídeo abaixo:

7. Os alienígenas

Rober Dognani na Casa de Criadores – Foto: Divulgação

“Alô, alô marcianos”! Muita gente teve vontade de sumir da Terra nesta pandemia, mas Rober Dognani fez o caminho oposto: trouxe os áliens para São Paulo, em uma performance que vale a pena assistir. Aperte o play no vídeo:

8. As amarrações

Teodora Oshima na Casa de Criadores – Foto: Divulgação

Teodora Oshima sabe como poucos fazer amarrações que criam roupas que parecem ser costuradas no próprio corpo. Um trabalho primoroso.

9. A leveza

Teodora Oshima na Casa de Criadores – Foto: Divulgação

Luz do sol, cenário ao ar livre e belos sorrisos. Um perfume vintage baseado em pesquisas da década de 1970 traz uma leveza única para a coleção de Teodora Oshima.

10. O artsy

Vivão na Casa de Criadores – Foto: Divulgação

A arte é um condutor de energia e de transformação positiva, enchendo de amor os olhos de quem vê. A Vivão traduz esse significado em suas roupas artesanais, pintadas à mão, com desenhos abstratos à la Basquiat. Bazaar ama!