
O estilista Emanuel Ungaro morreu neste sábado (21.12), em Paris, aos 86 anos. Conhecido por designs femininos, adornados com babados e bolinhas e por uma paixão pela cor fuchsia, o designer fundou sua marca homônima de alta-costura em 1965 e se aposentou do mundo da moda em 2004. “Mesmo ele tendo deixado a casa em 2004, continuou inspirando a marca assim como o mundo da moda internacional. Seu trabalho continuará sendo lembrado como sinônimo de sedução e extravagância, drapeados coloridos, mistura de estampas e sua paixão pelas mulheres e sua sensualidade”, disse a marca através de um comunicado.
Para homenagear a trajetória desta importante figura do mundo da moda, veja abaixo uma linha do tempo da carreira e da marca de Emanuel Ungaro:
1965
Emanuel Ungaro, que teve Cristóbal Balenciaga como mentor, lança sua própria marca em Paris.
1967
Ungaro apresenta sua linha ready-to-wear e abre uma loja na Avenue Montaigne, em Paris.

1969
O designer ganha o Neiman Marcus Award.
1973
A casa Emanuel Ungaro apresenta sua linha masculina.
1980
Ungaro ganha o prêmio Golden Thimble por seu trabalho com alta-costura.

1983
A marca lança seu primeiro perfume, chamado Diva.
1996
A Salvatore Ferragamo compra a Ungaro.
2001
Ungaro apresenta sua última coleção ready-to-wear, entregando as rédeas para Giambattista Valli, mas continua criando peças de alta-costura.
2004
Ungaro se aposenta e Valli deixa a marca para criar sua própria label. Vicent Darré substitui Valli no cargo de diretor criativo.

2005
A Ferragamo vende a companhia para o empresário Asim Abdullah, baseado em São Francisco e especialista na área digital.
2006
Peter Dundas sucede Darré como diretor criativo. Mounir Moufarrige é nomeado presidente e chefe executivo da marca.
2007
Esteban Cortázar sucede Dundas como diretor criativo da Ungaro.
2008
A marca faz uma parceria com a Avon para lançar os perfumes U by Ungaro for Her e U by Ungaro for Him. Reese Whiterspoon aparece na campanha do produto feminino.
2009
A companhia quebra vínculos com Cortázar por ele se negar a trabalhar com uma celebridade. A estilista pouco conhecida Estrella Archs se une a “conselheira artística” Lindsay Lohan em uma tentativa de dar um pontapé na marca. Moufarrige renuncia e Ungaro nomeia Marie Fournier como nova gerente geral.
2010
Ungaro rompe os laços com Lohan, Archs e o estilista de peças masculinas Franck Boclet. Giles Deacon é apontado como novo diretor criativo.
2012
A companhia fecha negócio com Aeffe para relançar sua linha de luxo e denomina Fausto Puglisi como diretor criativo da casa.

2017
Puglisi deixa a Ungaro, que contrata Marco Colagrossi como diretor criativo para a linha feminina da marca.
2018
Marco Colagrossi deixa a Ungaro e as coleções da marca são projetadas pelo estúdio.
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