Com saídas e chegadas de diretores criativos em grandes marcas, tendências polêmicas que agitaram as redes sociais e centenas de desfiles, e ano foi agitado para os amantes de moda – como o time da Bazaar. Para encerrar 2023 (já com expectativas do que vem por aí), selecionamos os momentos fashion que nos conquistaram nos últimos meses:
O desfile do ano
Patricia Carta, publisher da Bazaar
“Amei o inverno 2023 da Miu Miu, Miuccia Prada sempre lança uma tendência que acaba sendo um guide da estação e, nesse desfile, a calcinha é um avanço muito genial depois da microssaia. A hot pant tem um mix de lingerie e esporte, lembrando uma sunga. O que a designer lança, sempre pega.”
Anna Paula Buchalla, redatora chefe
“Demna Gvasalia tem um dom para ironizar e reforçar status de visuais que estão sendo comentados pela sociedade. No pre-fall 2024 da Balenciaga, a casualidade dos looks usados por celebridades e influenciadoras em situações triviais, como comprar um café, ganham um toque do designer.”
Guilherme de Beauharnais, editor de moda
“São tantos, sempre, mas a estreia de Pharrell Williams na Louis Vuitton fez todo mundo tremer. E digo com propriedade, porque eu estava lá (risos).”
Marcela Palhão, editora digital
“Sempre me pego lembrando o desfile de verão 2024 da Apartamento 03. Luiz Claudio sempre encanta com suas criações impecáveis – e, em sua última apresentação, não foi diferente. A presença de Erika Hilton na passarela, a beleza assinada por Camila Anac e os acessórios incríveis de Carlos Penna amarraram com perfeição a coleção inspirada na intensidade do azul.”
André Aloi, editor de cultura
“A poética de João Pimenta encantou em seu desfile no SPFW, no Theatro Municipal de São Paulo. As roupas pareciam flutuar: alfaiataria, bordados e transparência – tudo junto e misturado, querendo um espaço no guarda-roupa de casa.”
A peça do ano
Patricia Carta
“Desde que surgiu na passarela, não paro de pensar na clutch com formato de scarpin da Balenciaga. A criação de Demna Gvasalia remete a outra icônica em que os sapatos saem dos pés: em 1937, Schiaparelli desfilou um chapéu em formato de sapato, com direito a salta vermelho e tudo.”
Guilherme de Beauharnais
“As bolsas-sapato da Balenciaga viraram um must-have e um must-talk-about! Eu mesmo falei tanto sobre que já estou quase virando uma!”
Anna Paula Buchalla
“Um pouco polêmicas, o retorno da Mary Jane conquistou meu coração. O sapato ajuda a deixar o visual mais clássico e elegante – além das releituras interessantes.”
Marcela Palhão
“2023 foi o ano dos sapatos polêmicos. Das sapatilhas em redes aos diferentes tipos de Crocs, quando mais inusitado, melhor! Por aqui, foi uma ferramenta para facilitar a hora de se vestir: jeans e regata branca ganham novos ares com um sapato que sua família acha estranho, como o clog da parceria entre Melissa e Marc Jacobs (que integrou até look de casamento!).”

Colete e calça Balmain – Foto: Ivan Erick, com direção criativa de Josephine Cho, styling por Bruno Uchoa e beleza por Suy Abreu
André Aloi
“Colete. Não só porque aderi, mas porque fazia tempo que não via um item virar desejo-absoluto na ala masculina. Em estilo baggy ou justinho, o acessório virou it thing no guarda-roupa de dez em cada dez influencers que sigo. Pode procurar!”
A tendência do ano
Patricia Carta
“Impossível escolher só uma! Amo os desdobramentos dos comprimentos míni, inspirados pela inesquecível minissaia da Miu Miu. Ao mesmo tempo, a dualidade de duas grandes tendências foi o principal destaque do ano: de um lado, o minimalismo (como visto na Gucci) e, do outro, o decorativismo dos trabalhos manuais.”
Anna Paula Buchalla
“Das passarelas ao streetstyle, o jeans foi um dos queridinhos do ano. A praticidade e versatilidade da peça – que aparece nas coleções em diferentes modelagens – faz com que o denim continue sendo um must-have. Além disso, me apaixonei pelas satin skirts e o artesanato, sobretudo o brasileiro.”
Guilherme de Beauharnais
“A obsessão com o universo do surf também me fez entrar na onda. Neoprenes aqui, pranchas ali… tudo me deixou animado muito mais animado para o verão do que costumo ficar.”
Marcela Palhão
“Mais uma vez, minha cooperação com esta lista esbarra nos sapatos. Para quem não abre mão do conforto, essa tendência foi um grande sonho. Os desfiles e fashionistas se despediram dos saltos, deixando que sapatilhas, chinelos e flats ganhassem força total.”
Baárbara Martinez, repórter
“Alfaiataria e o tênis Adidas Samba. Impossível você também não ter sido impactado.”
A campanha do ano
Anna Paula Buchalla
“Duas vem facilmente à memória: o cool vídeo dirigido por Sofia Coppola para o desfile da Chanel, em Manchester, e a Gucci Gift de 2023.”
Guilherme de Beauharnais
“Jacquemus provou que a inteligência artificial também existe para o humor. Nas ruas de Paris, as bolsas ‘Le Bambimou’ viraram carros e ônibus fashionistas – e eu ainda quero pegar carona!”
Marcela Palhão
“Gatinhos e bolsas? Impossível não escolher a fofura criada pela Coperni para divulgar seus itens no final deste ano.”
André Aloi
“Timothée Chalamet como garoto-propaganda do Bleu de Chanel ganhou meu coração. Simples, chique e envolvente.”