estilo da Doja Cat
Foto: Reprodução/Instagram/@dojacat

Reconhecida como a aposta do ano de 2020 pela MTV durante o VMA no último domingo (31.08), a cantora não é de passar despercebida. O estilo de Doja Cat é uma das maneiras mais explícitas de evidenciar esse carisma e singularidade que a tornaram a maior revelação do meio musical dos últimos meses. Mesmo em meio à pandemia de coronavírus, a rapper deu um jeito de fazer com que seus álbuns e singles estourassem e alcançassem posições surpreendentes nas paradas ao redor do mundo.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Mas engana-se quem pensa que Doja está aprendendo tudo sobre o mundo do show business agora. A artista acompanha os repertórios musicais de outros grandes nomes desde que largou o colégio quando tinha 16 anos, e aprendeu a usar o GarageBand para editar e remixar suas próprias canções. Depois ela postava no SoundCloud – assim como a própria Billie Eilish no início da carreira.

O estilo de Doja Cat

Foto: Reprodução/Instagram/@dojacat

A capacidade de aprimorar tendências vai além do campo musical e chega às suas vestimentas. Doja é conhecida por visuais bastante excêntricos e, bem como algumas de suas declarações, polêmicos. Não é incomum encontrar registros dela em roupas de estampas animais ou inspiradas em uma fruta que, geralmente, vão da cabeça aos pés e envolvem uma tonelada de detalhes e acessórios.

Foto: Reprodução/Instagram/@dojacat

A cantora tem um estilo fortemente baseado em tendências dos anos 1990 e 2000, e basta assistir a qualquer clipe dela para entender essa mensagem. É como se ela própria e todos os cenários estivessem mergulhados em um enorme tubo de gloss – e alguns elementos facilitam a criação dessa identidade.

Foto: Reprodução/Instagram/@dojacat

Frutas (que adolescente dessa época que não teve um batom em formato de morango?), rosa chiclete, pink, tons pastéis, óculos, jaquetas e bolsas transparentes, peças em tecido de vinil, brilho, gel, sandálias de plástico, conjunto de blazer e saia xadrez, croppeds listradas e as clássicas sobreposições. Precisa citar mais alguma coisa?

Foto: Reprodução/Instagram/@dojacat

Mesmo assim, toda essa pegada vintage bem rosa também é urbana e moderna. Não só porque cada uma dessas tendências marcou o ano de 2020, visto que foram as principais referências resgatadas nas últimas temporadas nos desfiles de alta costura e também dentro de plataformas como o Pinterest, mas porque Doja mistura essas características com elementos específicos do street style – que se regenera a cada estação. Um item bastante marcante dessa mescla é a bota de amarração que vai até os joelhos.

Foto: Reprodução/Instagram/@dojacat

Seu ousado senso de estilo também coloca em evidência e com muito orgulho suas curvas com peças que marcam bem sua silhueta. Tal atributo já fez até com que ela perdesse uma campanha de uma marca de roupas por, ao que tudo indica, ser “sensual demais”. Como se esse não fosse o sonho de muitas pessoas por aí, né?

Foto: Reprodução/Instagram/@dojacat

Parece que suas composições são malucas demais para terem sido elaboradas por muito tempo? Pois estão muito longe disso. Se você já entrou alguma vez no Pinterest atrás de inspirações, é provável que já simpatize com a ideia de criar um “moodboard”. É por meio deles que Doja Cat escolhe as roupas que vai usar junto com seu estilista Brett Alan Nelson. O artista é um dos grandes nomes do segmento e já vestiu celebridades  como Lizzo, Nicki Minaj, Snoh ​​Aalegra, Charli XCX e Kylie Jenner.

A aliança entre os dois é essencial para o resultado exuberante que acompanhamos em aparições públicas e em seus clipes. Doja conhece muito sobre os tecidos e texturas que gostaria de usar e Nelson é capaz de organizar cada uma dessas ideias de forma que os elementos extravagantes se harmonizem entre si e possam coexistir dentro de um único visual.

Foto: Reprodução/Instagram/@dojacat

Doja Cat começou a ganhar conhecimento do grande público em 2014 quando assinou contrato com a RCA Records e em 2018 estourou com o single ‘Mooo!’. Mesmo que ainda não a conheça, é bem capaz de já tê-la escutado Nos hits ‘Juicy’ e ‘Say So’, que tiveram seus alcances ainda mais impulsionados dentro do aplicativo TikTok.