Campanha da Bulgari com colar de rubis - Foto: divulgação
Campanha da Bulgari com colar de rubis – Foto: divulgação

Como já contamos por aqui, há uma pedra dedicada a cada mês do ano. Julho, por exemplo, é a época do rubi – cujo nome tem origem do latim, mais precisamente da palavra ruber, que significa vermelho. A gema, uma das mais preciosas e desejadas, tem sua cor graças à presença do crômio. Quanto maior a quantidade do elemento, mais vermelha é a gema e, consequentemente, mais valiosa.

Outra característica notável do rubi é sua dureza. Com nota 9 na escala de Mohs – que classifica a resistência dos materiais -, ele está apenas um nível abaixo do diamante, que é considerado o material menos frágil de todos.

O rubi pode ser encontrado com mais frequência na em países como Índia, Quênia, Tanzânia, Austrália, Myanmar, Sri Lanka e Tailândia. Sua tonalidade pode variar do vermelho mais profundo ao rosa.

Colar e brinco de rubis e diamantes que foram à leilão pela Sotheby's e pertenciam a Mary, duquesa de Roxburghe - Foto: Getty Images
Colar e brinco de rubis e diamantes que foram à leilão pela Sotheby’s e pertenciam a Mary, duquesa de Roxburghe – Foto: Getty Images

Na Índia, onde a gema é muito utilizada nas joias, o rubi é chamado de ratnaraj, que significa “senhor das pedras preciosas”. Segundo uma lenda hindu, esta pedra surgiu quando uma rainha foi assassinada e o seu sangue cobriu todos os diamantes. O rubi estava associado ao calor e à paixão e era considerado valioso por manter a saúde do corpo e da alma. Já na cultura grega, acreditava-se que era o sangue da terra e representava a força do amor e da vida. Essa gema também é conhecida por trazer a felicidade e o mais puro amor, além da fidelidade.

Ama peças com rubi? Veja nossa galeria de joias com a pedra!

Leia mais:
Junho é o mês dedicado às pérolas; saiba mais sobre elas!
Maio é mês da esmeralda; saiba mais sobre essa pedra
Shine bright… Saiba tudo sobre o diamante, pedra do mês de abril
Conheça a pedra do mês de março: água-marinha
Minha pedra é ametista… Conheça a gema do mês de fevereiro!
Conheça a granada, a pedra do mês de janeiro