
Apresentadora Eliana estreia primeiro projeto com a Netflix Brasil – Foto: Divulgação
Mesmo com mais de 30 anos comandando programas semanais de auditório na TV aberta, Eliana, que completa 50 anos este ano, segue se desafiando profissionalmente, apostando em novos formatos e trabalhando sem parar. Nesta quarta-feira (09.02), a apresentadora estreia seu primeiro projeto em um streaming: o reality show “Ideias à Venda“, na Netflix Brasil.
O reality show premiará um empreendedor com R$ 200 mil para investir em seus negócios. Com formato de game show, a cada episódio, quatro empreendedores do mesmo setor terão que apresentar suas ideias, impressionar os jurados e convencer a plateia, em etapas de eliminação.
A escritora e empresária Luana Génot tem cadeira fixa na bancada de jurados, que auxilia os participantes com palpites e estruturação de seus negócios. A cada episódio, ela contará com a participação de um jurado convidado. Nomes como Camila Coutinho, Luisa Mell e Mariana Rios participaram do programa.
Em papo com a Bazaar, Eliana falou que, mesmo com tantos anos de experiência, o frio na barriga e a ansiedade da estreia são os mesmos. “Tantos anos de experiência me deram a segurança, mas o frio na barriga e o nervosismo estão sempre presentes. Cada programa é uma dinâmica diferente”, disse, animada.
Cria da televisão, o público, agora, vai poder ver a apresentadora paulista em diferentes telas e horários por conta da estreia direta no streaming. Para ela, a convergência de mídias é o caminho e não existe o fim de uma para o crescimento da outra. “Tenho percebido, já há alguns anos, esse movimento de transformação da televisão que, agora, ocupa espaços que vão além do televisor da sala. Hoje em dia, a experiência de ver TV se estende para as plataformas digitais”, completou.
Leia abaixo entrevista completa com Eliana sobre a estreia do programa “Ideias À Venda”, da Netflix

“Ideias À Venda” é o reality show comandado por Eliana e é uma disputa entre empreendedores – Foto: Divulgação
HB – Depois de mais de 30 anos de carreira e sendo uma das maiores apresentadoras deste País, estrear um produto novo ainda te dá frio na barriga?
Eliana – O frio na barriga nunca me abandona, seja pela estreia de um formato 100% novo ou no palco, que comando há 30 anos. Tantos anos de experiência me deram a segurança para exercer meu ofício de comunicadora com paixão, mas o frio na barriga e o nervosismo estão sempre presentes. Cada programa é diferente, cada palco tem sua própria dinâmica.
“Ideais À Venda” é um programa que, muito além de ajudar um novo empreendedor, fala sobre futuro e novas perspectivas de vida. O que o público pode esperar dos episódios?
O público pode esperar um olhar leve para o empreendedorismo. No fim das contas, lidamos com sonhos das pessoas, para além dos números. É um programa feito de momentos emocionantes e outros engraçados também. Os convidados especiais de cada programa são um bônus. Eles enriquecem totalmente a experiência, trazendo um olhar de quem sabe influenciar o público. Tudo isso mediado pela expertise da Luana Génot, nossa jurada fixa, que sabe tudo sobre como empreender para fazer a diferença na vida das pessoas.
As gravações foram tranquilas? Se divertiu gravando?
Muito! Aproveitei cada minuto e me entreguei de coração. Fui aprendendo, me testando. Eu adoro um desafio, um novo aprendizado, é o que me mantém apaixonada pelo que faço.

A cada episódio, novos jurados se juntam a Luana Génot, como a atriz e cantora Mariana Rios – Foto: Divulgação
O programa conta com uma bancada de famosos que irão julgar os produtos. Como foi a escolha destas personalidades?
As personalidades foram escolhidas de acordo com as especialidades do ramo de negócios em que atuam ou que têm conhecimento. A produção do programa fez um trabalho incrível, convidando personalidades com olhares e bagagens diferentes, enriquecendo a experiência.
Este é seu primeiro programa em uma plataforma de streaming, né? Como você enxerga o consumo deste produto versus TV aberta e toda discussão que gira em torno disso?
Sim, essa é a minha estreia no streaming. E não enxergo a televisão aberta e as plataformas de streaming como opostas. Acredito muito na convergência das mídias e tenho percebido, já há alguns anos, esse movimento de transformação da televisão que, agora, ocupa espaços que vão além do televisor da sala. Hoje em dia, a experiência de ver TV se estende para as plataformas digitais e apps. Essa lógica se aplica totalmente ao “Ideias à Venda”, que vem com uma linguagem 100% televisiva, entretenimento como o brasileiro ama e conhece, mas carregando também a linguagem universal das redes, dos novos meios de comunicação.
Já podemos esperar uma nova temporada deste produto?
No momento, só consigo aguardar, ansiosa, pela recepção do público. Espero que se apaixonem pelo formato tanto quanto eu.
Qual sua principal esperança no Brasil?
Minha principal esperança no Brasil, sem dúvidas, é o povo brasileiro. Como comunicadora, tive o prazer de conhecer muitas pessoas e histórias ao longo da minha carreira. Vejo muita garra e vontade de construir um futuro melhor em nós brasileiros.